18 de maio de 2007

Notícia: UFPE promove formação continuada para a melhoria da qualidade do ensino

Por Karla Vidal

A formação continuada é uma necessidade cada vez mais imprescindível ao exercício profissional de professores e professoras. E, embora muitas vezes vista como necessidade voltada apenas para o docente do ensino básico, é de extrema importância também na vivência do professorado universitário.

É nesse contexto, e com a proposta de estimular a reflexão sobre as dificuldades e os avanços na prática educacional e docente na Universidade Federal de Pernambuco, que acontece na próxima segunda-feira (21), às 8h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o seminário “Avaliação no Ensino Superior”. Os debates serão ministrados pelas professoras Léa das Graças Anastasiou (Universidade Católica do Paraná), Elizabeth Varjal (UFPE) e pelo professor Janssen Felipe da Silva (FAINTVISA e INSAF).

Simultaneamente ao seminário, acontece o 2° módulo do Curso de Atualização Didático-Pedagógica, que prossegue nos dias 2 e 17 de julho, conforme programação. Este segundo módulo é destinado a professores da UFPE que cursaram o 1° módulo de 2000 a 2006 e ocorrerá no Centro de Educação (CE).

As atividades fazem parte do projeto organizado pela Comissão de Formação Continuada dos Docentes da UFPE, iniciativa da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), em parceria com o CE e composta por representantes de cada um dos centros e campi avançados da Universidade, incluindo representações discentes e técnico-administrativas.

O projeto diz respeito à consolidação do Programa de Formação Continuada de Professores da UFPE. Para isto foram traçadas metas que estão sendo avaliadas, entre 2006 e 2007, para que possam ser incorporadas como ações cotidianas na Universidade. Entre estas ações estão programas de auxílio à qualificação profissional, cursos oferecidos a professores recém-contratados e professores substitutos, além de cursos de atualização pedagógica.

As atividades estão pautadas na idéia de que toda universidade necessita repensar continuamente seus princípios, socializando saberes e práticas pedagógicas.

Programação

21/05/2007 (manhã) - Seminário "Avaliação no Ensino Superior"
21/05/2007 (tarde) - Grupo de discussão sobre avaliação
22/05 a 29/06/2007 - Desenvolvimento de atividades em sala de aula
02/07/2007 (manhã e tarde) - Socialização das atividades realizadas em sala de aula
17/07/2007 (manhã) - Apresentação dos relatos de experiência (Sessão de pôsteres) e coquetel de encerramento do curso.

Mais informações
formcontinuada@ce.ufpe.br