31 de agosto de 2010

Defesa: Dissertação Leila Brito de Amorim


O Centro de Estudos em Educação e Linguagem convida para a defesa da dissertação Orientações sobre o ensino dos gêneros discursivos na base curricular comum de Pernambuco e no livro didático de língua portuguesa: encontros e desencontros, de autoria de Leila Brito de Amorim, que acontece amanhã (01/09), às 14h, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE), ala da Pós-Graduação (Sala 31).

A dissertação teve a orientação da professora Telma Ferraz Leal(Ceel/Ufpe. Acesse o resumo no link: http://www.ufpe.br/ceel/ceel-teses-e-dissertacoes.html

28 de agosto de 2010

Pesquisadores apontam caminhos para revitalizar papel social das bibliotecas


Por Karla Vidal e Clécio Vidal


O uso do meio digital nas bibliotecas públicas municipais ainda é incipiente. Chama atenção para isso Abraão Antunes (USP), presente no seminário A biblioteca, seu acervo e seus mediadores da 8ª edição do Festival Recifense de Literatura A letra e a voz, projeto da Prefeitura da Cidade do Recife.

Abraão Antunes apresentou dados sobre sua pesquisa em que estuda o Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo. Algumas de suas conclusões mostraram que é preciso desenvolver sistemas eletrônicos que dêem maior liberdade aos usuários na consulta presencial e a distância dos acervos. Além disso, “é importante estimular redes de relacionamento e debates nas bibliotecas. Outro passo importante, nesse sentido é promover o intercâmbio de experiências entre bibliotecas municipais e universitárias”, explica Antunes.

PNBE e PNLD – Durante o seminário Ana Cláudia Pessoa (Ceel/UFPE) abordou algumas das questões que envolvem o Programa Nacional Biblioteca da Escola cuja função é selecionar livros que, ao mesmo tempo, ofereçam conhecimento e indiquem para os professores rotas possíveis para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Os dados apresentados por Ana Cláudia mostram um total de 853 obras avaliadas em 2010.

Paralelamente, o Governo Federal desenvolve o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – outro ponto discutido durante o seminário – que tem como uma de suas vertentes o acervo de obras complementares à formação dos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. Telma Ferraz (Ceel/UFPE) explicou na ocasião que as obras complementares incluem biografias, parlendas, ilustrações, fotografias e jogos, demonstrando que o caráter lúdico auxilia a aprendizagem. “As obras complementares não devem ser vistas como alternativa, mas como formas de ampliação da aprendizagem. Esta noção deve ser trabalhada desde o início da formação do aluno”, destaca Telma Ferraz. Saiba mais sobre o Programa acessando o manual .

Também foram apresentadas no seminário A biblioteca, seu acervo e seus mediadores dados sobre as pesquisas Constituição do professor-leitor: estudo exploratório das condições e compreensão de leitura de alunos universitários, de Sandra Ataíde (Ceel/UFPE) e A biblioteca escolar: espaço de ensino e aprendizagem, de Ester Rosa (CEEL/UFPE).

O Festival Recifense de Literatura A letra e a voz é promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, através da Gerência Operacional de Literatura e Editoração (Gole) da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Acesse os slides das apresentações do seminário A biblioteca, seu acervo e seus mediadores:










27 de agosto de 2010

Alagoas recebe mais uma etapa da formação do Pró-Letramento


Por Karla Vidal e Rodrigo Rigaud

Acontece nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, em Alagoas, o segundo encontro da formação Pró-Letramento, Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O curso, que acontece no Centro de Formação (CENFOR), em Maceió, é promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/UFPE) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-AL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e secretarias municipais de educação do estado de Alagoas.

O Pró-Letramento Alagoas é estruturado em três encontros, nos quais são trabalhados os fascículos do livro “Alfabetização e Linguagem”, material de apoio desenvolvido pelo Ministério da Educação, que pode ser acessado no website do Ceel/UFPE na seção Material de Apoio: http://www.ufpe.br/ceel/ceel-material-apoio.html

Neste segundo encontro serão trabalhados os fascículos: Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; Modos de falar/Modo de escrever e; o fascículo complementar A contribuição da leitura na formação da linguística do aluno e na sua constituição como sujeito leitor.

O curso, coordenado pela professora Maria Helena Dubeaux (Ceel/UFPE), atende um total de 10 professores e tem como formadora a Professora Ádna de Almeida Lopes (UFAL). O seminário final da formação está programado para acontecer nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano.

Mobilização pela qualidade da educação – o Pró-Letramento é uma ação do governo federal que se constitui em um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e da matemática.

O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Da formação podem participar todos os professores que estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.

25 de agosto de 2010

Ceel conclui especialização de 36 professores da rede estadual

No próximo sábado 28, acontece no hall do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/Ufpe), a conclusão do curso de especialização em Educação e Linguagem, uma promoção da Secretaria de Educação de Pernambuco em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/Ufpe).

Trinta e seis professores da rede estadual de educação concluíram o curso divido em seis módulos: Metodologia da Pesquisa, Alfabetização e Letramento, Práticas de Leitura no Ensino Fundamental, Produção de Textos no Ensino Fundamental e Ortografia na Sala de Aula.

Na ocasião as monografias produzidas pelos professores concluintes serão apresentadas em formato de banners.

Mais informações
Secretaria Ceel/Ufpe - 81 2126.8921

20 de agosto de 2010

Formadoras do Ceel participam do Festival Recifense de Literatura


Por Karla Vidal e Rodrigo Rigaud

Acontece entre os dias 22 e 29 deste mês a 8ª edição do Festival Recifense de Literatura A letra e a voz. O evento é um projeto da Prefeitura do Recife, promovido pela Secretaria de Cultura através da Gerência Operacional de Literatura e Editoração (Gole) da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Durante oito dias o evento oferece ao público seminários, cursos, lançamentos de livros e shows. Com o tema Literaturas e Identidades o festival aborda o escritor e a literatura contemporânea diante de questões como raízes, contextos e o “não isolamento” possibilitado pela Internet e suas redes sociais. Esta edição tem como homenageados o livreiro Tarcísio Pereira e o escritor Ronaldo Correia de Brito.

Na terça-feira (24), o auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE) funcionará como polo de atividades do Festival. Diferentes palestras integram dois grandes seminários temáticos: Leitura em Rede pela manhã e A biblioteca, seu acervo e seus mediadores no turno da tarde. Este último, conta com as seguintes palestras das formadoras do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/UFPE): O PNBE do professor, com Ana Claudia Pessoa; A biblioteca universitária, com Sandra Ataíde; A recepção dos acervos do PNLD: obras complementares, com Telma Ferraz Leal e; A biblioteca escolar, com Ester Calland de Sousa Rosa.

A abertura oficial do Festival acontece às 17h do domingo (22), no Teatro de Santa Isabel, e se estendem até o domingo seguinte (29), quando acontece a Festa do Livro, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Site – Em www.aletraeavoz.com.br, é possível acessar a programação completa do evento. Novidades e mais detalhes também estão sendo divulgados através do Twitter, rede social online baseada em mensagens instantâneas, de até 140 caracteres. O endereço do Festival no Twitter é www.twitter.com/aletraeavoz.

17 de agosto de 2010

Estante: Livro aborda a formação continuada de professores na prática



Por Karla Vidal


Favorecer o diálogo entre as políticas, teorias e práticas sobre a formação continuada de professores: este é o objetivo do livro Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática.

Organizado pelas professoras Andréa Tereza Brito Ferreira e Shirleide Pereira da Silva, formadoras do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/UFPE), o livro é uma coletânea de nove textos que abordam, entre outras questões, a discussão em torno de uma política permanente de formação docente.

“As mudanças na área da educação vêm, de certo modo, tentando resgatar e valorizar o papel do professor. As políticas de valorização do magistério, na nova legislação educacional, colocam em evidência a figura do professor e visam considerá-lo como profissional que possui o direito a continuar aprendendo e enriquecendo a sua carreira para atingir seus objetivos e atender aos desafios de educar e escolarizar um grande quantitativo de alunos”, afirmam as organizadoras.

A obra traz textos como Formação continuada de professores: enfim, o que pensam e sugerem os docentes de Andréa Tereza Brito Ferreira e Telma Ferraz Leal, e A questão da língua materna na formação continuada entre os anos 1970 e 2010 na França de Anne-Marie Chartier, pesquisadora do Institut National de Recherche Pédagogique da França.

O livro, editado pela Editora Universitária da UFPE, foi lançado no primeiro semestre de 2010.

Mais informações

Secretaria Ceel/Ufpe - 81 2126.8921
Livraria Editora Universitária - 81 2126.8930

Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura inscreve até o dia 31


por Karla Vidal

Estão abertas, até o próximo dia 31, as inscrições de trabalhos para V Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos Linguísticos da Universidade de Blumenal (NEL/FURB), acontece de 26 a 29 de outubro em Santa Catarina.

O encontro, que contará com a palestra Concepção de linguagem: aspectos metodológicos proferida pela professora Telma Ferraz Leal, coordenadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/Ufpe), tem como objetivo promover o debate sobre a educação e o ensino de língua portuguesa e literatura.

Na ocasião também estarão presentes as professoras Roseane Huber de Souza, Márcia Reis Bittencourt e Otilia Lizete Heinig do Grupo de Professores de Língua Portuguesa (GPLP), que comemora seu décimo aniversário durante o evento. O grupo reúne professores de sete municípios catarinenses e desenvolve trabalhos em formação continuada desde o ano 2000, na cidade de Brusque/SC.

Dirigido à comunidade acadêmica e aos professores da educação básica da região, o evento contará com palestras, mesas-redondas, comunicações individuais e apresentações culturais.
As normas gerais para inscrição de trabalhos podem ser acessadas no endereço eletrônico http://www.nelfurb.blogspot.com.

Mais informações
nelfurb@gmail.com

12 de agosto de 2010

Início do semestre letivo marca o lançamento do novo site do CEEL


por Karla Vidal

O Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/Ufpe), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e integrante da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica do Ministério da Educação, lança neste início de semestre letivo o seu novo portal na web.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o acesso aos seus projetos e ações educacionais, o website do Centro de Estudos entra no ar com nova estrutura de informações, design moderno e interativo, conteúdo atualizado e novas ferramentas.

O novo website do Ceel/Ufpe vem unir em um só espaço as diversas ações online desenvolvidas pelo centro, com destaque para o Ceel Informa - Informativo Eletrônico do Centro de Estudos - que agora pode ser acessado em endereço próprio, http://ceelufpe.blogspot.com.

Acompanhando as inovações tecnológicas e integrando redes sociais online, o canal de notícias do Centro de Estudos agora possui sistema de busca interno e arquivamento de notícias, além de possibilitar o compartilhamento de conteúdo em diferentes mídias sociais, indicação dos textos por email e espaço para comentários dos leitores. Atualizado periodicamente, o Ceel Informa também oferece aos leitores o cadastro no sistema de newsletter, que permite ao internauta receber direto em seu e-mail as notícias postadas no ambiente virtual.

Em http://www.ufpe.br/ceel ainda é possível acessar a agenda de cursos e formações oferecidas pelo Ceel, informações sobre a produção acadêmica dos formadores, além da disponibilização gratuita dos e-books da série de livros e guias didáticos produzidos em parceria com o MEC.

Para o novo projeto também foi criada a seção Educacional, que traz vídeos, áudios e material didático de apoio para professores, pesquisadores e alunos.

Sala de discussão virtual

Buscando ampliar os espaços de debate sobre ensino da língua portuguesa, o Ceel/Ufpe planeja para este semestre letivo a retomada dos encontros em sua sala de discussão virtual.

Criada em 2006, a Sala de Discussão é um espaço de bate-papo virtual que promove encontros entre pesquisadores integrantes da equipe do Ceel e também pesquisadores convidados, que debatem sobre um tema específico previamente definido.

Os encontros são agendados e têm suas datas e horários divulgados nos principais canais de comunicação do Ceel e das redes parceiras.

Do bate-papo já participaram professoras como: Telma Ferraz Leal, Carolina Perrusi, Sandra Ataíde, Ludmila Thomé, Margareth Brainer e Ivanda Martins.

11 de agosto de 2010

UFPE comemora 64 anos e recepciona novos alunos

Clique para ampliar.

Com uma programação cultural e beneficente aberta ao público a UFPE comemora, hoje (11), 64 anos de atividades recebendo seus mais de 36 mil alunos para o reinício das atividades acadêmicas do segundo semestre letivo de 2010. Desse contingente de estudantes – maior do que a população de 75% dos municípios pernambucanos (138 cidades) –, três mil são novatos, selecionados ainda no vestibular de 2010 para segunda entrada ou recém-aprovados no vestibular deste meio de ano.

Para recebê-los, será realizada a aula inaugural do semestre, que acontecerá no Centro de Convenções da UFPE e terá início às 8h30, com pronunciamentos do reitor Amaro Lins e da pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral. Haverá, ainda, a apresentação musical do Grupo da Quinta e uma palestra com o reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Jorge Rama Seabra Santos. Para fechar a programação do turno da manhã, será entregue prêmio (um computador) ao melhor aluno oriundo de escola pública (estadual e municipal) que ingressou na Universidade no Vestibular 2010.

No turno da tarde, a partir das 15h, dando continuidade às comemorações do aniversário da Universidade, haverá o lançamento coletivo de livros das Séries Editais (Dissertações e Teses, Extensão, Livro-Texto) e outras publicações, além da entrega de medalha comemorativa ao aniversário da UFPE.

Encerrando toda a programação, às 17h30, acontecerá um concerto beneficente da Orquestra Sinfônica do Recife, em prol das vítimas das enchentes no Estado. Para participar, recomenda-se levar um quilo de alimento não-perecível.

Fonte: Ascom/Ufpe

6 de agosto de 2010

Defesa: Dissertação Abda Alves Vieira de Souza

O Centro de Estudos em Educação e Linguagem convida para a defesa da dissertação Os professores e a avaliação da produção textual: entre concepções e práticas, de autoria de Abda Alves Vieira de Souza, que acontece no próximo dia 12, às 9h.

Integram a banca examinadora do trabalho os professores Maria Emília Lins e Silva (Ceel/Ufpe), Alina Galvão Spinillo (Ufpe), Lívia Suassuna (Ceel/Ufpe), Eliana Borges Correia De Albuquerque (Ceel/Ufpe) e Alexsandro Silva (Ceel/Ufpe).

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Informamos a todos que o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/UFPE) está implementando na web seu novo portal, o que provocará mudanças no sistema de envio de seus boletins eletrônicos.

Acompanhando as inovações tecnológicas e com o objetivo de integrar as redes sociais online, o Ceel Informa - Informativo Eletrônico do Centro de Estudos em Educação e Linguagem, agora está disponível em endereço próprio http://ceelufpe.blogspot.com.

Atualizado periodicamente, o canal de notícias do Centro de Estudos agora possui sistema de busca interno e arquivamento das notícias, além de possibilitar o compartilhamento do seu conteúdo em diferentes mídias sociais, indicação dos textos por email e espaço para comentários dos leitores.

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Agradecemos por seu interesse em continuar fazendo parte desta importante iniciativa.

2 de agosto de 2010

PNLD: Secretarias e escolas devem regularizar termos de adesão ao PNLD

Os termos de adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) feitos por 1.685 entidades devem ser regularizados com urgência. Caso contrário, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas federais que estão com o documento em diligência podem ter problemas para receber os livros didáticos que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) encaminha todos os anos às escolas públicas do país.


As principais falhas identificadas pelos técnicos do FNDE são: a assinatura que consta no termo de adesão não confere com a da cópia do documento de identificação enviado; o gestor não enviou a cópia do documento; envio de termo diferente do original.

No portal eletrônico do FNDE, em Consulta e emissão de termo de adesão ao PNLD, os gestores públicos podem conferir qual é a pendência referente ao seu estado, município ou escola federal e providenciar a regularização.

Regra – A nova regra que determina a adesão ao programa do livro didático como pré-requisito para o recebimento das obras passou a valer este ano. O objetivo é garantir maior controle na distribuição dos exemplares às escolas. As escolas federais, as prefeituras e as secretarias estaduais de educação tiveram até 30 de junho para enviar o termo assinado ao FNDE. No total, 95,5% das entidades aderiram ao programa.

Fonte: MEC