29 de abril de 2012

1º Seminário de Pesquisas sobre os Livros Didáticos de Língua Portuguesa


O 1º Seminário de pesquisa sobre livros didáticos de língua portuguesa tem como principal objetivo reunir pesquisadores nacionais que abordam o livro didático de português (LDP) como objeto de investigação. Por essa razão, está organizado para discutir questões epistemológicas e metodológicas das pesquisas atuais (finalizadas ou em andamento), levando em consideração os livros de alfabetização e/ou os de língua portuguesa para o ensino fundamental I, II e Médio.

I Seminário de Pesquisas sobre os Livros Didáticos de Língua Portuguesa

Local: USP 

Dias: 08 e 09/10 


Inscrições
  • 16/04/2012 a 10/05/2012: inscrições para apresentação de trabalhos (comunicação e pôster); 
  • 11/06/2012: resultado dos trabalhos aprovados;
  • 18/06/2012: inscrições para ouvintes (limite 50 vagas). 

Mais informações e programação no site: http://dlcv.fflch.usp.br/I_seminario_de_pesquisas_sobre_os_livros_didaticos_de_lingua_portuguesa

16 de abril de 2012

Seminário Nas Ondas da Leitura: literatura na escola


Acontece amanhã (17/04), no Hotel Armação, no município de Ipojuca, o Seminário nas Ondas da Leitura: literatura na escola. O evento marca o encerramento da formação de professores que participaram do projeto Nas Ondas da Leitura, ação do programa Escola Ideal realizado pelo Instituto Camargo Corrêa, Estaleiro Atlântico Sul, Secretaria Municipal de Educação de Ipojuca e Universidade Federal de Pernambuco, através das ações de formação do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/UFPE).

O Seminário terá a participação de 250 pessoas, entre elas os professores que participaram do projeto, professores que atuam em bibliotecas, gestores das escolas municipais de Ipojuca e a equipe técnica da secretaria de educação.

Na ocasião serão apresentadas boas práticas de leitura implementadas pelos professores na rede de ensino.  Haverá também uma palestra com o professor Francisco Gregório Filho, membro da Academia Acreana de Letras e pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional.

Sobre o programa


O Instituto Camargo Corrêa lançou oficialmente o programa Escola Ideal em março de 2008. O foco do programa é contribuir para a melhoria da qualidade da educação em escolas públicas de Ensino Fundamental. O programa pretende garantir que todas as crianças e adolescentes gostem, frequentem e de fato aprendam nas instituições de ensino.

Todos os municípios onde o programa é implantado passam por um processo similar de estruturação. O primeiro passo é a realização de um diagnóstico que procura identificar oportunidades de melhoria para as unidades escolares.

Após esse diagnóstico, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com os gestores escolares, define as prioridades para atuação e, a partir daí, são desenvolvidos projetos específicos para cada prioridade. São projetos ligados à gestão escolar, melhoria da rede física, estímulo à leitura e à escrita, envolvimento da comunidade e dos pais na vida da escola.

Mais informações sobre o Instituto: http://www.institutocamargocorrea.org.br

11 de abril de 2012

Parceria Releitura e UFPE qualifica mediação de leitura


Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a nossa Rede estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura. O projeto conta com a parceria do Instituto C & A (Parceira da Releitura), Programa Manuel Bandeira (Prefeitura do Recife) e Centro de Cultura Luiz Freire.

A ideia do projeto parte da necessidade de qualificar o trabalho comunitário de estímulo à apropriação do direito ao conhecimento através da arte da palavra, escrita, lida, compartilhada. Parte, por outro lado, da constatação de que as políticas públicas de democratização de acesso ao livro e à leitura, a par dos esforços via programas como os Plano Nacional do Livro e da Leitura (2006) e Plano Nacional de Bibliotecas na Escola (2010), em si, não bastam. A formação de mediadores de leitura é essencial para formar leitores, constatam os próprios mediadores de leitura e coordenadores, além de pesquisas acadêmicas. É mais um desafio.

A sensibilidade da Academia, esforço da Releitura e dos parceiros da Releitura, para tal demanda, resultou no projeto” , resume Gabriel Santana, coordenador da Rede. O encontro inaugural de Formação de Gestores e Mediadores de Leitura se deu na tarde da sexta-feira, 30 de março, no Ceel, Campus da UFPE. E já começou com trabalho para valer, em cima do objeto do curso: os caminhos da literatura – e por consequência da leitura, da interpretação, que estimula a fala e leva à escrita; e da classificação de livros. Foram quatro horas de interação, em princípio constrangida; afinal estávamos na Academia, com formadores de quem transmite o saber nas escolas, nos seminários, congressos e que tais… Entretanto, do meio para o final, estabeleceu-se o processo de troca, que, enfim, configura uma parceria.

Nossa expectativa é de que possamos contribuir para qualificar o trabalho de levante em prol da socialização do acesso à cultura literária, que ajude a refletir e a organizar o que é feito de forma intuitiva e com o esforço da iniciativa de construir, da criatividade e da vivência organizativa”, resume Ester Calland de Souza Rosa, professora do Centro de Educação da UFPE e membro do Ceel, doutora em Psicologia pela USP, que coordena os encontros de formação do projeto.

Com ela estão outras seis mestras da área de Educação e/ou Psicologia e um doutor em Biblioteconomia. Cada qual, incluindo Ester Rosa, se relacionará, diretamente, com uma das bibliotecas da Rede. Sim, porque a formação inclui, além dos encontros coletivos, na Universidade Federal de Pernambuco, como o primeiro, visitas a cada biblioteca com trabalho no local. São seis ao todo, até 12 de abril. E já estão acontecendo, no cronograma seguinte:


  • dia 03, manhã: Biblioteca Peró, em Prazeres/Jaboatão dos Guararapes, professor Lourival Pedreira Pinto
  • dia 04 , manhã: Bibiloteca Multicultural Nascedouro, em Peixinhos/Olinda, professora Maria Helena Stos Dubeux

à tarde: Biblioteca Lar MeiMei, no Bairro Novo/Olinda, professora Ana Cláudia Pessoa

  • dia 10, manhã: Biblioteca Cepoma, em Brasília Teimosa/Recife, com a professora Ivane Pedrosa

à tarde: Bibiloteca Amigos da Leitura, Alto José Bonifácio/Recife, professora Rafaella Asfora

  • dia 11, manhã: Biblioteca Popular do Coque, Joana Bezerra/Recife, professora Carmem Bandeira-Carminha

Biblioteca Comunitária Caranguejo dos Tabaiares, Ilha do Retiro/Recife, professora Ester Rosa

à tarde: Biblioteca Comunitária Os Bravistas – Shekiná, Ouro Preto/Olinda, com a professora Telma Ferraz


As visitas do formador incluem reuniões com a coordenação de cada biblioteca, com o objetivo de auxiliar nas atividades de elaboração de projetos, produção de relatórios e outros textos relativos à gestão. Os objetivos são: aperfeiçoar as habilidades de produção de textos dos coordenadores de biblioteca; auxiliar os coordenadores na elaboração dos relatórios semestrais, colaborar na elaboração de projetos de captação de recursos; apoiar os coordenadores na elaboração de outros textos relativos às ações de gestão da biblioteca.

Tal acompanhamento é uma segunda ação do projeto. A primeira é o Curso de Mediação Cultural na Biblioteca Comunitária, que se dará em encontros coletivos de quatro horas entre mediadores, coordenadores e formadores, uma vez por mês, durante oito meses, no Ceel. Um seminário de socialização das experiências, de 10 horas, encerra a formação, em dezembro. Todas as etapas somam 60 horas, com direito à certificação.

Fonte: http://rededebibliotecascomunitarias.wordpress.com/2012/04/05/parceria-releitura-e-ufpe-qualifica-mediacao-de-leitura/