7 de dezembro de 2007

Alfaletramento oferece palestra no Castelo de Brennand.

Por Karla Vidal

Neste sábado (8), das 8h e 30min até às 12h e 30min, acontece no Castelo de Brennand, no bairro da Várzea no Recife, mais um encontro da formação Alfaletramento 3º e 4º ciclos. A ocasião constitui umencontro especial da ação, no formato de palestra, em que a formadora Telma Ferraz Leal (CEEL/UFPE), direciona sua fala aos professores, coordenadores e estagiários que atuam no programa.

Realizado em parceria entre o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE) e a Prefeitura da Cidade do Recife, o Alfaletramento é um curso de formação continuada para professores dos 3º e 4° ciclos do Ensino Fundamental que realizam acompanhamento pedagógico de crianças e jovens com defasagem de aprendizagem na leitura e escrita da língua portuguesa.

O curso tem o objetivo de oferecer aos professores embasamento para refletir sobre a prática da aprendizagem e melhorar o desempenho dos estudantes. O projeto está estruturado em três focos de atuação - apropriação do sistema alfabético, desenvolvimento da fluência da leitura do texto escrito e compreensão do conteúdo da leitura.

Ao todo serão realizados oito encontros pedagógicos que acontecem na sala 102 do Centro de Educação da Universidade. Cada encontro tem duração de 4 horas, totalizando uma carga horária 32 horas. O próximo encontro está agendado para o dia 19 deste mês.

Mais informações:
Secretaria CEEL
Email: secretceel@yahoo.com.br
Telefone: 2126.8921

6 de dezembro de 2007

Pró-letramento Pernambuco realiza 4° encontro

Por Joana Pires

Está marcado para esta sexta-feira (7), das 08h às 18h, o 4º encontro do Pró-letramento Pernambuco no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). A ação é uma promoção do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade (Ceel/UFPE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PE) e Secretarias Municipais e Estadual de Educação em Pernambuco.

No encontro, os formadores Leila Nascimento, Djário Dias e Roseane Pereira abordarão questões como o trabalho com gêneros discursivos orais e escritos em sala de aula e o uso do livro didático. Coordenado pelas professoras Eliana Borges, Andréia Brito e Telma Ferraz, o curso teve início em julho deste ano e tem previsão para terminar em março de 2008.

Realizado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação a Distância (SEED), o Pró-letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação – é uma parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e conta com o apoio de estados e municípios. Em Pernambuco, a ação já atendeu uma média de 142 tutores e 1500 professores que estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas.

Serviço:
O que: 4o encontro do Pró-letramento Pernambuco
Onde: Salas 12, 13 e 102 do Centro de Educação
Quando: 7 de dezembro das 08h às 18h

Mais informações:
Secretaria CEEL
Email: secretceel@yahoo.com.br
Telefone: 2126.8921

4 de dezembro de 2007

Mais dois encontros do Brasil Alfabetizado acontecem esta semana na UFPE

Por Karla Vidal

Nos próximos dias 05 e 06 acontecem, na sala 102 do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE), mais dois encontros da quinta edição do Brasil Alfabetizado, realizada em Recife através de parceria entre a Prefeitura da Cidade do Recife e o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE).

Na quarta-feira (05), estarão reunidos os alunos da Turma 1, coordenados pela formadora Ana Gabriela Seal. Na quinta-feira (06), a formadora Fátima Soares recebe os alunos da Turma 2. Os dois encontros acontecem das 8h às 12h, na sala já citada.

No Recife, a quinta edição do Programa foi iniciada em agosto deste ano e tem previsão de término para abril de 2008, após a realização de dez encontros para a formação em Língua Portuguesa, sob a coordenação do CEEL/UFPE, e mais dez encontros para a formação em matemática, coordenada pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (GEEM/UESB).

O curso oferece formação para professores alfabetizadores que fazem parte do Programa do Governo Federal, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). A meta desta edição é, após a alfabetização, encaminhar 5 mil jovens e adultos para a escolarização.

A formação em Língua Portuguesa do Brasil Alfabetizado vai atender 208 professores alfabetizadores, distribuídos em cinco turmas, ministradas pelas formadoras Ana Catarina Cabral, Ana Gabriela Seal, Ana Cláudia Ribeiro, Dilian Cordeiro e Fátima Soares, todas do CEEL/UFPE.

2 de dezembro de 2007

Oficinas propõem metodologias alternativas para o ensino de língua e literatura

Por Karla Vidal

No próximo dia 10 tem início a edição 2007.2 da semana de Oficinas Pedagógicas de Linguagem, projeto de extensão do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). A iniciativa, que é desenvolvida todos os semestres por alunos do curso de graduação em Letras da Universidade, integra as atividades da disciplina Prática de Ensino de Português, ministrada pela professora Lívia Suassuna.

O objetivo das oficinas é construir um espaço em que graduandos em Letras possam sugerir estratégias didáticas para o ensino de língua e literatura. As estratégias, elaboradas após processo de visitas a campos de estágio, em que os alunos observam e analisam as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, contam com a orientação da professora-coordenadora e monitores.

As oficinas acontecem entre os dias 10 e 14 de dezembro, na Sala 12 do Centro de Educação da UFPE e são abertas ao público.

Confira a programação:

Oficina 1
Tema: RPG: o teatro da mente (o RPG na criação de unidades didáticas para o ensino de L.P.)
Objetivo: Utilizar a estratégia dos Role-Playing Games (RPG) para desenvolver as habilidades dos alunos em sala de aula, procurando integrar a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais necessários para a interação dos alunos em sociedade.
Alunos-docentes: Dudley Santos, Flávia França, Rafaela Peixoto, Tatiana Beatriz e Wellington Melo
Data: 10/12/2007 (segunda-feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Oficina 2
Tema: Ambigüidade nos gêneros imagéticos: uma proposta de ensino de leitura e produção textual.
Objetivo: Explorar o tema ambigüidade, através dos gêneros imagéticos com o intuito de propor práticas pedagógicas em que a capacidade leitora, a produção textual e a análise lingüística estejam integradas em favor da aprendizagem dos alunos.
Alunos-docentes: Gabriela Ramos, Karla Renata de Lima, Lílian Melo, Onilma Freire e Thays Albuquerque
Data: 11/12/2007(terça-feira)
Horário: 08h às 12h (4 horas-aula)

Oficina 3
Tema: Implícitos lingüísticos no ensino da língua portuguesa
Objetivo: Indicar possibilidades de trabalho com os fenômenos da implicitude na produção e interpretação textual.
Alunos-docentes: Maria Eugênia Costa, André Gama, Eduardo Vasconcelos, Lidiane Martins, Maria Alice Barbosa, Natália Lima e Virgínia Pessoa
Data: 11/ 12/ 2007 (terça-feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Oficina 4
Tema: Mafalda na sala de aula: uma abordagem pedagógica.
Objetivo: Trabalhar a capacidade de interpretação/
compreensão de textos a partir dos fenômenos da intertextualidade e dos implícitos nas tirinhas de Mafalda, envolvendo os eixos leitura, produção textual e análise lingüística.
Alunos-docentes: Daniele Basílio, Iraldo Luna, Jacqueline Oliveira e Lécio Cordeiro
Data: 12/ 12/2007 (quarta- feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Oficina 5
Tema: “H” o quê? Trabalhando o letramento através das histórias em quadrinhos
Objetivo: Fazer uma análise crítica do gênero, bem como refletir sobre a atual condição de práticas didáticas, apresentando propostas para o uso didático das histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa.
Alunos-docentes: Helana Pessoa, Sandra Pereira, Karla Rodrigues, Urânia Alves, Tatiane Porfírio e Ivanilson Martins
Data: 13/ 12 /2007 (quinta-feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Oficina 6
Tema: A Oficina das Reinações
Objetivo: Despertar o interesse das crianças pela literatura de Monteiro Lobato
Alunos-docentes: Marilene Lins, Givanilson Barbosa, Leandro Augusto, Nathália Farias
Marco Muniz, Taís Leme e Taã Ferreira
Data: 14/12/2007 (sexta-feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Serviço
Inscrições de 30 de Novembro a 10 de Dezembro de 2007 pelo e-mail oficinaspedagogicas@gmail.com ou no Centro de Educação da UFPE – Coordenação Setorial de Extensão – térreo (das 9h00 às 16h00)

22 de novembro de 2007

Município de Pedra promove curso de estímulo à leitura

Por Karla Vidal

Termina amanhã (23), na sala 102 do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE), o primeiro módulo do curso de formação continuada Prática de Leitura no Ensino Fundamental no município de Pedra, localizado na mesorregião Agreste e na Microrregião Vale do Ipanema do Estado de Pernambuco.

Promovido através da parceria entre o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE e a Prefeitura do Município de Pedra, o curso teve início no último dia 20 e tem previsão de término para maio de 2008, totalizando uma carga horária de 100h.

A ação, coordenada pela formadora Carmi Ferraz (CEEL/UFPE), neste primeiro momento, vai formar oito tutores que após o término do curso, irão formar 220 professores da rede pública do município.

Mais informações
Secretaria Ceel/UFPE
(81) 2126.8921
secretceel@yahoo.com.br