18 de março de 2007

Notícia: Seminário discute iniciativas de melhoria do ensino da Língua Portuguesa

por Karla Vidal

Professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da educação vão estar reunidos nos próximos dias 21 e 22, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, para colocar em pauta as ações desenvolvidas na melhoria do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil. A terceira edição do Seminário de Estudos em Educação e Linguagem é uma promoção do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da universidade (CEEL).

O objetivo do evento é apresentar as conquistas alcançadas com os trabalhos de formação continuada de professores e alunos, além de promover o debate em torno de questões como alfabetização e letramento, o livro didático de língua portuguesa e a relação entre língua e identidade.

Um dos focos de atenção nesta edição do seminário será a discussão sobre a ampliação do ensino fundamental, que recentemente aumentou de oito para nove anos. A ampliação, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Plano Nacional de Educação (PNE), já vinha sendo discutida pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) com os sistemas de ensino desde 2004. Para abordar o tema durante o encontro estará presente a diretora do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do MEC, Jeanete Beauchamp.

Para os dois dias de evento estão programadas palestras, mesas-redondas, comunicações coordenadas e apresentações das dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da área de linguagem. Durante o seminário serão expostos produtos desenvolvidos pelos professores atendidos pelo CEEL e por professores e alunos da pós-graduação e da graduação da UFPE. Entre os produtos: livros, guias didáticos, vídeos e jogos educativos que resgatam o caráter lúdico dos processos de aprendizagem.

Na ocasião estarão representadas as mais importantes entidades da área de ensino da língua portuguesa, entre elas o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação Estadual e Municipal, além de instituições de ensino superior como a UFPE, UFRPE, UFRJ, UFRN, UFC, UFMG, UNICAMP, UFAL.

Outro destaque desta terceira edição do seminário é o espaço voltado para a apresentação de relatos das experiências dos professores de escolas públicas, que em 2006 participaram dos cursos de formação continuada oferecidos pelo CEEL.

CEEL - Criado em 2004, o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) é um núcleo de pesquisa e extensão da UFPE que desenvolve atividades voltadas para a melhoria do ensino da Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares.

Em parceria com o MEC e integrando o Programa Brasil Alfabetizado e o Programa Nacional do Livro, o centro de estudos atua na formação de professores e na educação de jovens e adultos, promovendo cursos, organizando propostas curriculares, realizando avaliações de rede, produzindo livros, programas de vídeo e jogos didáticos, além de prestar assessoria a secretarias de educação e participar de programas de avaliação e produção de material didático e eventos científicos.

Serviço
Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) - UFPE
Telefone: (81) 2126.8921
ceel@ce.ufpe.br
www.ufpe.br/ceel

Nenhum comentário:

Postar um comentário