28 de abril de 2007

Notícia: CEEL promove cursos em prol da melhoria da Educação Básica e IDH

Por Karla Vidal

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de pobreza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para determinadas regiões do planeta, sejam elas países, estados ou cidades. Segundo a Wikipedia, enciclopédia digital, “é uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil”.

Na perspectiva da Educação, esse índice é calculado levando em consideração as taxas de analfabetismo e o número de pessoas com algum tipo de acesso a educação, seja esse acesso, um curso, um supletivo, ensinos fundamental, médio ou superior.

O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2006, divulgado pela United Nations Development Programme, revela que o Brasil possui um IDH com 0,792, considerado um índice médio em relação a outros países, ocupando a sexagésima nona posição no ranking dos países filiados à ONU. Dados do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil mostram que Pernambuco possui um índice ainda mais baixo do que as médias nacionais, ficando com IDH por volta de 0,705.

Com base nesses dados, o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE) traçou como meta para este ano a promoção de cursos de formação continuada para professores da rede pública de municípios com baixo IDH. A ação, que faz parte das atividades da Rede de Nacional de Formação Continuada de Professores, do Ministério da Educação (MEC), será desenvolvida em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PE).

Inicialmente, pretende-se identificar os municípios que possuem interesse em participar dos cursos. O CEEL e a UNDIME estarão responsáveis pelo planejamento, monitoramento e, ainda, pelo fornecimento de material didático, necessário ao andamento dos cursos. Entre os materiais estão livros, guias e jogos didáticos.

As secretarias de educação dos municípios interessados deverão encaminhar a ficha de inscrição a UNDIME-PE até o dia 04 de maio. As propostas serão encaminhadas ao CEEL que fará as análises necessárias para a escolha dos municípios.

Os cursos oferecidos pelo CEEL se destinam à formação de tutores que, com o apoio das secretarias parceiras, assumirão o papel de multiplicadores, formando, em uma segunda etapa, os professores dos municípios participantes.

Formação de professores – criado em 2004, o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) é um núcleo de pesquisa e extensão da UFPE. Em parceria com o MEC integra o Programa Brasil Alfabetizado e o Programa Nacional do Livro, atuando na formação de professores e na educação de jovens e adultos, além de prestar assessoria a secretarias de educação.
A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, criada com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e dos alunos, é composta por Universidades que se constituem Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação. Cada um desses Centros mantém uma equipe que coordena a elaboração de programas voltados para a formação continuada dos professores de Educação Básica em exercício nos Sistemas Estaduais e Municipais de Educação.

Serviço
Procedimentos e ficha de inscrição: www.ce.ufpe/ceel
Contatos: secretceel@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário