11 de janeiro de 2012

Pesquisas do Ceel reunidas em publicação

Em novembro de 2010 o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/Ufpe) apresentou à comunidade acadêmica os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos integrantes de sua equipe pedagógica. Era a primeira edição do seminário Educação e Linguagem: pesquisas em debate.

Na ocasião foram expostos os resultados de 26 pesquisas conduzidas pela equipe pedagógica do Centro de Estudos. Entre as pesquisas estavam projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, além das pesquisas empreendidas nos cursos de especialização, mestrado e doutorado em áreas que dialogam diretamente com os temas educação e linguagem.

Entre os trabalhos apresentados, doze são relatados no livro Estudos sobre educação e linguagem: da educação infantil ao ensino médio. A obra, organizada pelas professoras Beth Marcuschi e Telma Ferraz Leal, foi lançada em novembro de 2011 e editada pela Editora Universitária (EDUFPE).

Os textos focam aspectos relacionados ao ensino da língua portuguesa, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. As pesquisas defendem que uma educação problematizadora da língua pode e deve orientar o trabalho pedagógico em todos os anos de escolaridade, melhorando a formação e garantindo a autonomia e capacidade crítica dos estudantes em esferas sociais diversas.

“Os resultados dos estudos expostos neste livro oferecem contribuições significativas às reflexões de pesquisadores e professores da Educação Básica e Superior preocupados com uma compreensão mais aprofundada da prática docente”, afirmam as organizadoras.

Estudos sobre educação e linguagem: da educação infantil ao ensino médio pode ser adquirido na livraria virtual da Editora Universitária através do link: http://www.edufpe.com.br/virtualstore/produtos.asp?produto=605

Acesse o catálogo de publicações do Ceel: http://www.ceelufpe.com.br/ceel-livros.html

Texto: Karla Vidal

3 comentários:

  1. Maria Nayde dos Santos Lima23 de janeiro de 2012 às 11:41

    Aos que fazem o CEEL,

    Fiquei muito feliz com esta notícia. Parabéns e continuem na luta!
    Fraternalmente,
    Maria Nayde dos Santos Lima

    ResponderExcluir
  2. Pretendo adquirir o livro, pois me identifico com tudo que fala sobre a educação infantil! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se os artigos dos professores de especialização promovido pelo Ceel e governo do Estado de Pernambuco estão presentes neste livro. Por que meu artigo foi selecionado para publicação e até agora não soube notícias dele. O nome do artigo é LEITURA DE IMAGENS ARTÍSTICAS NO ENSINO DA LITERATURA NO ÂMBITO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO e o meu é Maria Ducilene Medeiros Carneiro.

    ResponderExcluir