16 de abril de 2012

Seminário Nas Ondas da Leitura: literatura na escola


Acontece amanhã (17/04), no Hotel Armação, no município de Ipojuca, o Seminário nas Ondas da Leitura: literatura na escola. O evento marca o encerramento da formação de professores que participaram do projeto Nas Ondas da Leitura, ação do programa Escola Ideal realizado pelo Instituto Camargo Corrêa, Estaleiro Atlântico Sul, Secretaria Municipal de Educação de Ipojuca e Universidade Federal de Pernambuco, através das ações de formação do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/UFPE).

O Seminário terá a participação de 250 pessoas, entre elas os professores que participaram do projeto, professores que atuam em bibliotecas, gestores das escolas municipais de Ipojuca e a equipe técnica da secretaria de educação.

Na ocasião serão apresentadas boas práticas de leitura implementadas pelos professores na rede de ensino.  Haverá também uma palestra com o professor Francisco Gregório Filho, membro da Academia Acreana de Letras e pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional.

Sobre o programa


O Instituto Camargo Corrêa lançou oficialmente o programa Escola Ideal em março de 2008. O foco do programa é contribuir para a melhoria da qualidade da educação em escolas públicas de Ensino Fundamental. O programa pretende garantir que todas as crianças e adolescentes gostem, frequentem e de fato aprendam nas instituições de ensino.

Todos os municípios onde o programa é implantado passam por um processo similar de estruturação. O primeiro passo é a realização de um diagnóstico que procura identificar oportunidades de melhoria para as unidades escolares.

Após esse diagnóstico, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com os gestores escolares, define as prioridades para atuação e, a partir daí, são desenvolvidos projetos específicos para cada prioridade. São projetos ligados à gestão escolar, melhoria da rede física, estímulo à leitura e à escrita, envolvimento da comunidade e dos pais na vida da escola.

Mais informações sobre o Instituto: http://www.institutocamargocorrea.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário