26 de janeiro de 2008

Notícia: CEEL apresenta kit de jogos educativos


Por Karla Vidal

O Centro de estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE) apresenta à comunidade acadêmica seu Kit de Jogos Educativos.

A produção do material, desenvolvido com apoio do Ministério da Educação (MEC), foi um trabalho conjunto entre os formadores do CEEL/UFPE, os professores dos municípios atendidos pelos cursos de formação continuada, além de estudantes da Pós-Graduação em Educação da UFPE.

A elaboração do kit passou por etapas de decisão sobre os objetivos didáticos a serem contemplados e de reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem envolvendo professores e alunos. Essas discussões tiveram início durante as oficinas de jogos oferecidas pelo Centro de Estudos, como parte do conteúdo didático dos cursos de formação continuada para professores. A partir das discussões foram definidas quais atividades os jogos empregariam e quais regras deveriam ser seguidas para que os jogadores pudessem apreender o conteúdo ensinado. Ao final das oficinas, depois de observar crianças brincando e implementar os ajustes necessários, estavam elaborados os 10 jogos que compõem o produto final.

Do kit fazem parte os jogos Bingo de sons, Caça rimas, Dado sonoro, Trinca mágica, Batalha de palavras, Mais uma, Troca letras, Bingo letra inicial, Palavra dentro de palavra e Quem escreve sou eu. Também é parte integrante do material um manual com explicações e recomendações aos professores de como utilizar cada jogo.

Os 1.000 exemplares da tiragem inicial serão utilizados em oficinas oferecidas aos municípios parceiros do CEEL em 2008. O kit completo só pode ser adquirido através de convênio firmado entre secretarias de educação e o CEEL/UFPE.

Mais informações sobre o kit de jogos pelo telefone 2126.8921

36 comentários:

  1. sou psicopedagoga e vi o kit gostaria de adquirir o kit como faço?

    ResponderExcluir
  2. Envie um email com a sua solicitação à Secretaria do Ceel (secretceel@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Fabiane Alves de Oliveira23 de setembro de 2011 às 17:51

    Sou professora alfabetizadora,adorei o kit de jogos, como faço para adquir?

    ResponderExcluir
  4. O CEEL agradece o contato de todos e todas e manifesta sua alegria pela aceitação desse material. Os jogos foram produzidos com muito empenho e carinho pela equipe de elaboradores. No entando, o CEEL não dispõe de recursos para reproduzir este material. A reprodução e a distribuição do kit foram realizadas pelo MEC. O CEEL só reproduz os jogos quando firma convênio com alguma secretaria de Educação que insere nos custos a verba destinada para tal fim.

    Atenciosamente
    Equipe CEEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena... Acho os jogos maravilhosos e gostaria muito de completar as peças faltantes nos kits da escola em que trabalho.

      Excluir
  5. Bom Dia...sou psicopedagoga da rede municipal de Santa Cruz das Palmeiras e atualmente atuo no CEMEAE (Centro Municipal de Especialidades e Atendiemtno Educacional) inaugurado recentemente no dia 02/09. Este centro tem por objetivo atender crianças da rede municipal com dificuldades de aprendizagem...portanto gostaríamos de saber se poderíamos receber alguns Kits deste maravilhoso material...atenciosamente. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. CARMEM SILVIA CASSIANO JOSÉ18 de outubro de 2011 às 09:13

    Sou Psicopedagoga e trabalho em um centro de educação com atendimento especializado CEMEAE, em Santa Cruz das Palmeiras-SP, com crianças com dificuldades na aprendizagem. Gostaria de receber este kit de jogos... Como faço?

    ResponderExcluir
  7. Olá... sou fonoaudióloga do Centro Municipal de Especialidades e Atendiemtno Educacional - CEMEAE em Santa Cruz das Palmeiras-SP e, assim como minhas colegas, gostaria de saber como faço para adquirir este kit de jogos. Achei muito interessante, principalmente por abordar atividades de consciência fonológica, importante para as crianças com dificuldades de aprendizagem que atendemos aqui no centro.Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Prezadas, o CEEL agradece o contato de todos e todas e manifesta sua alegria pela aceitação desse material. Os jogos foram produzidos com muito empenho e carinho pela equipe de elaboradores. No entando, o CEEL não dispõe de recursos para reproduzir este material. A reprodução e a distribuição do kit foram realizadas pelo MEC. O CEEL só reproduz os jogos quando firma convênio com alguma secretaria de Educação que insere nos custos a verba destinada para tal fim.

    Atenciosamente
    Equipe CEEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia sou pedagoga da rede estadual de ensino e temos em nossa escola este maravilhosos material. No entanto não temos o manual e gostaria de ver se é possivel que este nos seja enviado por email. Em caso positivo segue o email: profe.juliane@hotmail.com . Imensamente grata!
      Professora Juliane Guaranhi
      ColoradoRS

      Excluir
    2. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/28.pdf

      Excluir
  9. Sou psicopedagoga e utilizo os jogos do CEEL no meu trabalho na rede municipal. Por ser um material de grande valia, gostaria de adquirí-lo para poder utilizá-lo no meu trabalho em atendimento particular, mas pelo que compreendi ele não pode ser vendido, ou seja, se trata de jogos que foram produzidos com carinho e empenho, mas que não podem ser usufruidos pelas crianças que não estão na rede pública de ensino. Uma pena!!!!

    ResponderExcluir
  10. sou professora e gostaria de adquirir um kit

    ResponderExcluir
  11. Sou pedagoga numa escola municipal da periferia do meu município em Pancas no ES e não temos este kit que já conheço e é maravilhoso. Como faço para minha escola adquirir?

    ResponderExcluir
  12. Vcs poderiam colocar a nossa disposição para imprimir/na minha escola chegou mas ela tem várias turmas e só três cxs não dá vencimento.

    ResponderExcluir
  13. Sou professora do município do Rio de Janeiro e gostaria de parabenizá-los pelo material. Como outras colegas adoraria adquirir o material para uso particular, pois estou fazendo uma pós em psicopedagogia. Li que vcs só o reproduzem com convenios que possam custear, mas rezo para um dia vcs, criativos com são, possam pensar uma forma de disponibilizá-los para todas as pessoas interessadas. Tenho certeza que muitas pessoas pagariam por ele com prazer.E se vcs juntassem uma quantidade de pessoas que pudesse viabilizar a reprodução? Abraços e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se as escolas particulares também ṕodem adquirir esse kit.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Sou pedagoga e gostaria muito de trabalhar com esses jogos.Como conseguir?

    ResponderExcluir
  16. Conheci o material de voces e achei maravilhoso. Trabalho como professora em Sao Luis-Ma. e gostaria de adquirir para uso na escola .Sei que só reproduzem com convenios, mas não será possivel disponibilizar um Kit para mim? Adoraria. As minhas crianças tirariam um grande proveito.

    ResponderExcluir
  17. Trabalho como professora no municipio de Sao Luis-Ma. Gostaria de adquirir um kit desse maravilhoso material, mas, pelo que li a respeito so vem atraves de convenios.Por favor pensem numa forma de disponibiliza-los para nós.Agradecemos.

    ResponderExcluir
  18. trabalho de monitora estou cursando pedagogia ,tenho um sobrinho que ao nascer deu meningite perdeu as coordenação motora e audição ele tem oito anos ,eu gostaria muito se voces puder mandar um kit para nós.Agradecemos

    ResponderExcluir
  19. Sou pedagoga e gostaria de obter o kit, como faço?

    ResponderExcluir
  20. Sou professora do Município e gostaria de baixar o Kit, é possível?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite ,como é que eu faço para adquirir esse kit pois sou professora e trabalho com a turma do eja smnsilva98@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boa noite ,como é que eu faço para adquirir esse kit pois sou professora e trabalho com a turma do eja smnsilva98@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Eu tbm quero adiquirir o kit, como fazer? anjos.gisele@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Eu tbm quero adiquirir o kit, como fazer? anjos.gisele@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. sou alfabetizadora e conheço o kit....sou apaixonado por ele e gostaria também de adquirir como faço?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, sou professora do ciclo, e cheguei a utilizar os jogos na minha escola, mas hoje eles não existem mais. Seria maravilhoso se vocês disponibilizassem a impressão ou venda do material, visando alcançar os alunos de hoje, visto que faz alguns anos que esses jogos já foram distribuídos pelas prefeituras e que hoje a preocupação em equipar a escola com recursos pedagógicos tem sido cada vez mais uma raridade. É só avaliar os comentários aqui postados, isso irá ajudar muitos docentes e alunos também. Obrigada, desde já.
    Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm, eu queria muito! porem não encontrei para comprar :( achei otimoooo quando vi na escola em que trabalho.

      Excluir
  27. Boa noite!
    Sou professora Alfabetizadora e estou terminando Especialização em Psicopedagogia, adorei o kit de jogos, como faço para adquirir?

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Sou, professora alfabetizadora, como faço para adquirir esta caixa com os jogos?

    Obrigada
    gicaconta@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde!
    Sou professor da turma de alfabetização e gostaria de adquirir o kit. Como faço? Enviei uma solicitação para um e-mail disponibilizado acima, mas minha mensagem foi rejeitada.
    Meu e-mail é: iglesias_igle@hotmail,com
    Desde já, sou grato!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite,sou professora da rede municipal e estou atuando no 3° ano fundamental,gostaria muito que vocês pudessem enviar para o meu email esse kit de alfabetização,gostei muito.Se possível meu email é mamaraezequiel@gmail.com
    Ficarei grata.

    ResponderExcluir