27 de setembro de 2010

Paraíba recebe terceira etapa dos cursos integrantes do PAR

De 28 de setembro a 1° de outubro, acontece o terceiro encontro do Programa de Ações Articuladas (PAR) na cidade de Campina Grande, Paraíba. O encontro, que será realizado no Centro Tecnológico Professor Severiano Loureiro, é uma ação do Ministério da Educação (MEC) em convênio com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/UFPE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PB).

Dos 50 orientadores de estudo atendidos pela formação PAR/Paraíba, 32 participam do curso Leitura e Produção de Textos na Alfabetização, ministrado pelas professoras Magna do Carmo e Miriam Xavier, formadoras do Ceel/UFPE. Os outros 18 orientadores participam do curso Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula, ministrado pela professora Cristina Vieira (Ceel/UFPE).

Coordenados pela professora Magna do Carmo, os cursos promovidos no encontro possuem carga horária de 32h. As aulas ocorrem das 8 às 12h e das 13 às 17h, totalizando 8h diárias.

O primeiro encontro da formação PAR/Paraíba aconteceu entre os dias 05 e 09 de abril deste ano. O seminário final, momento em que os orientadores de estudo compartilham suas experiências vividas durante a formação, está marcado para 16 de novembro.

O Centro de Estudos em Educação e Linguagem participa do PAR com os cursos de formação continuada Leitura e Produção de Textos na Alfabetização e Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula, ambos na categoria alfabetização e linguagem. Cada curso é subdividido em anos finais e anos iniciais com base no ciclo de atuação do professor cursista do Ensino Fundamental. Em 2010 a formação PAR coordenada pelo Ceel/UFPE atende aos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Programa de Ações Articuladas

O PAR é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que um município ou estado adere ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação - 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional - tem até quatro anos para alcançar as metas estipuladas. Mais informações em http://www.todospelaeducacao.org.br/

20 de setembro de 2010

Eventos em Educação e Linguagem


Veja abaixo a lista dos próximos eventos em Educação e Linguagem para 2010:

Setembro

Evento: IX Encontro Nacional de Interação em linguagem verbal e não-verbal
Data: 19 a 22 de setembro
Local: Universidade Federal de João Pessoa / Paraíba
Website: http://www.nonoenil.com/informacoes/#ixzz105xRTWFm

Evento: II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
Data: 27 a 30 de setembro
Local: Faculdade de Educação da UFBA
Website: http://www.siepe2010.faced.ufba.br/

Outubro

Evento: VIII Seminário de Linguagens e Quarta Bienal de Música Brasileira de Mato Grosso
Data: 5 a 13 de outubro
Local: Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Cuiabá / MT.
Website: http://www.ufmt.br/servicos/evento/Even_VIII_Sem_de_Ling_Quarta_Bienal_Mus_Contemp_MT_IL_130510.htm

Evento: II Seminário Nacional de Linguagem Cultura e Educação
Data: 6 a 8 de outubro
Local: Universidade Federal do Rio Grande, Campus Carreiros.
Website: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9075

Evento: III Colóquio Regional ALED Brasil
Data: 13 a 15 de outubro
Local: UFPE – Recife / PE
Website: http://www.aled2010.com.br/index.html

Evento: Palestra - Rousseau e a Educação
Data: 19 e 20 de outubro
Local: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Website: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/

Evento: Semana da Educação 2010
Data: 19 a 21 de outubro
Local: São Paulo/SP
Website: http://revistaescola.abril.com.br/semanadaeducacao/index.shtml

Novembro

Evento: VII ESUD – Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – 2010
Data: 3 a 5 de novembro
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
Website: http://www.ufmt.br/esud2010/

Evento: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Data: 5 e 6 de novembro
Local: Marina Park Hotel – Fortaleza / CE
Website: http://local.totaldesk.com.br/vae/wp/

Evento: 6º Seminário Educação e Leitura: novas linguagens, novos leitores
Data: 9 a 12 de novembro de 2010
Local: Natal/RN
Website: http://www.ccsa.ufrn.br/6sel

Evento: II Fórum de Crítica Cultural – Campus II UNEB – 18 a 21 de novembro de 2010
Data: 18 a 21 de novembro
Local: Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
Website: http://www.letramento.iel.unicamp.br/portal/?p=1854

Evento: II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (FLAEL)
Data: Dias 24, 25 e 26 de novembro de 2010
Local: UFC – Fortaleza/CE
Website: http://flael2010.blogspot.com/2010/06/ii-flael-ufc-2010.html

Dezembro

Evento: 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: rede sociais e aprendizagem
Data: Dias 02 e 03 dedezembro de 2010
Local: UFPE – Recife/PE
Website: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010/index.html

14 de setembro de 2010

Pró-Letramento Linguagem realiza etapa final no interior do Rio de Janeiro

Por Karla Vidal

Nos próximos dias 16 e 17, acontece em Quatis, cidade situada na região sul do Estado do Rio de Janeiro, o seminário final da formação Pró-Letramento Linguagem.

O curso é uma promoção conjunta entre o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/UFPE), o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RJ) e as Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro.

Neste seminário final do Pró-Letramento Linguagem, os tutores capacitados pela formação inicial apresentarão relatos sobre suas experiências de ensino durante o período em que trabalharam com as turmas de professores cursistas.

“O seminário final é um momento de socialização das experiências, um importante processo no qual ouvimos o que os tutores têm a dizer das suas experiências. É um dos momentos mais ricos e produtivos por envolver troca de informações, ou seja, compartilhamento de novos saberes adquiridos”, afirma a coordenadora da formação Eliana Borges (Ceel/UFPE).

Os professores estarão reunidos em Quatis/RJ na quinta e sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h, totalizando uma carga horária de 16h.

Sistemática – a formação inicial do Pró-Letramento Linguagem do Rio de Janeiro foi realizada em novembro do ano passado. Nesse intervalo de tempo mais de quatrocentos professores cursistas foram atendidos por dezenove tutores que colocaram em prática os ensinamentos repassados pela formadora do curso, a professora Margareth Brainer (Ceel/UFPE).

O Pró-Letramento capacita tutores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e da matemática. Estes tutores, após certificação dos centros de estudos, tornam-se formadores habilitados a compor turmas em que serão capacitados outros professores da rede pública de ensino. A estratégia constitui uma importante rede de formação continuada que forma centenas de professores em todo o país.

Programa – o Pró-Letramento é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Da formação podem participar todos os professores que estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.

10 de setembro de 2010

Alternativas para ensino da literatura em debate na UFPE


Por Karla Vidal e Rodrigo Rigaud

Nos próximos dias 14,15 e 16 acontece o Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio. O evento é uma parceria entre a Pós em Letras e a Pós em Educação com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O seminário, pioneiro na universidade, tem o objetivo de fomentar o debate sobre alternativas para o ensino de literatura no nível médio. O projeto do evento surgiu da iniciativa de alunos da graduação e pós-graduação em Letras, que tomaram como base suas pesquisas que apontam dificuldades no ensino da Literatura, principalmente nas escolas públicas.

“O método utilizado pelos professores costuma não despertar o interesse dos alunos pela matéria, estimulando-os a criar um falso conceito sobre o que é literatura”. É o que explica a professora Lívia Suassuna, coordenadora geral do evento e principal incentivadora do projeto dos alunos. Segundo Lívia, é importante ampliar o debate sobre o ensino de literatura no nível médio e tentar indicar novas alternativas de trabalho nessa área.

A programação do seminário foi toda concebida pelos alunos organizadores Jefferson Souza, Reginaldo Clécio Santos (Pós em Letras) e, Hélio Castelo Branco, Luciane Alcoforado, Marta Aguiar e Simone Francisca de Souza (graduação em Letras da UFPE).

Os alunos da graduação serão responsáveis também pela oficina pedagógica Letramento Literário: alternativas metodológicas para o ensino de Literatura que pretende apresentar formas alternativas de ensino literário para o nível médio.

“É importante garantir uma maior integração entre os centros acadêmicos dentro da Universidade”, afirma Lívia Suassuna. “Este seminário vem para promover uma maior integração entre o Centro de Arte e Comunicação (CAC) e o Centro de Educação (CE) da Universidade e seus respectivos programas de pós-graduação”, garante.

Além da oficina, o evento também promoverá mesas-redondas. Participam das mesas nomes como Rildo Cosson (UFMG), Hélder Pinheiro (UFPB) e Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE).

O Seminário é gratuito e será realizado no auditório do Centro de Educação da UFPE.

Confira a programação completa do evento:

DIA 14 DE SETEMBRO DE 2010 (TERÇA-FEIRA)

14h às 14h15 - Solenidade de Abertura

14h15 às 15h15 - Palestra de Abertura - Literatura para todos? Ler e ensinar literatura no séc. XXI, com Rildo Cosson (UFMG)

15h15 às 16h45 - Mesa-redonda - Tradição e Modernidade: a crise dos paradigmas do ensino de Literatura

Palestrantes:
Anco Márcio Tenório Vieira (PPGL-UFPE)
Jefferson Cleiton de Souza Souza (mestrando PPGL-UFPE)
Mediadora: Simone Francisca Lima de Souza

DIA 15 DE SETEMBRO DE 2010 (QUARTA-FEIRA)

14h às 16h - Mesa-redonda - A Literatura nos currículos oficiais

Palestrantes:
Aldo Lima (Dep. de Letras UFPE)
Amanda Falcão da Costa (Mestre pelo PPGE-CE-UFPE)
Gilsa Ribeiro (Mestranda PPGL/UFPB)
Mediador: Hélio Castelo Branco Ramos

16h30 às 18h30 - Mesa-redonda - A dimensão formativa da Literatura

Palestrantes:
Flávio Brayner (PPGE-CE-UFPE)
Inara Gomes (Dep. de Letras UFPE)
Reginaldo Clécio dos Santos (Mestrando PPGE-CE-UFPE)
Mediadora: Marta da Silva Aguiar

DIA 16 DE SETEMBRO DE 2010 (QUINTA-FEIRA))

08h00 às 12h00 - Oficina Pedagógica - Letramento literário: alternativas metodológicas para o ensino de Literatura

Ministrantes:
Hélio Castelo Branco Ramos (Letras-UFPE)
Luciane Maria Guedes Alcoforado (Letras-UFPE)
Marta da Silva Aguiar (Letras–UFPE)
Simone Francisca Lima de Souza (Letras-UFPE)

13h30 às 15h00 - Mesa-redonda - As relações entre a teoria e o ensino de Literatura

Palestrantes:
Ivanda Martins (UFRPE)
Hélder Pinheiro (UFPB)
Mediador: Reginaldo Clécio dos Santos

15h30 às 17h00 - Mesa-redonda - Literatura e avaliação: entre a subjetividade e a objetividade

Palestrantes:
Lívia Suassuna (PPGE-CE-UFPE)
Normanda Beserra (UFPE-CEEL)
Mediadora: Luciane Maria Guedes Alcoforado

17h00 às 18h00 - Palestra de Encerramento - A sala de aula e a leitura literária: o caso da mediação pedagógica, com Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)

8 de setembro de 2010

Ceale Debate com Ana Carolina Perrusi


Por Rodrigo Rigaud e Karla Vidal

Neste mês de setembro, o Ceale Debate apresenta a palestra Escrevendo com a boca e lendo com os ouvidos: a produção de textos coletivos na Educação Infantil com a professora Ana Carolina Perrusi Brandão, formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/Ufpe).

O encontro, que é a sexta conferência do ano, será realizado no próximo dia 14, às 19h, no auditório da Faculdade de Educação da UFMG. As palestras são abertas ao público e não há necessidade de inscrição para participação.

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) é um órgão complementar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criado em 1990, com o objetivo de integrar grupos interinstitucionais voltados para a área da alfabetização e do ensino de Português.

O Ceale conta com a participação de professores de diferentes faculdades da UFMG, de outras instituições de ensino superior e de diferentes redes de ensino. O Centro desenvolve projetos de pesquisa, ação educacional, documentação e publicações.

Anualmente o Ceale promove um ciclo de conferências que são destinadas a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita: o Ceale Debate. Este ano, entre os meses de março e agosto, foram ministradas as palestras Material pedagógico inovador para a alfabetização: contribuições das neurociências, com o professor Leonor Scliar-Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e O professor e a literatura: discutir a relação com a professora Lígia Cadermatori da Universidade de Brasília (UNB).

Mais informações podem ser encontradas no site http://www.ceale.fae.ufmg.br