10 de setembro de 2010

Alternativas para ensino da literatura em debate na UFPE


Por Karla Vidal e Rodrigo Rigaud

Nos próximos dias 14,15 e 16 acontece o Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio. O evento é uma parceria entre a Pós em Letras e a Pós em Educação com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O seminário, pioneiro na universidade, tem o objetivo de fomentar o debate sobre alternativas para o ensino de literatura no nível médio. O projeto do evento surgiu da iniciativa de alunos da graduação e pós-graduação em Letras, que tomaram como base suas pesquisas que apontam dificuldades no ensino da Literatura, principalmente nas escolas públicas.

“O método utilizado pelos professores costuma não despertar o interesse dos alunos pela matéria, estimulando-os a criar um falso conceito sobre o que é literatura”. É o que explica a professora Lívia Suassuna, coordenadora geral do evento e principal incentivadora do projeto dos alunos. Segundo Lívia, é importante ampliar o debate sobre o ensino de literatura no nível médio e tentar indicar novas alternativas de trabalho nessa área.

A programação do seminário foi toda concebida pelos alunos organizadores Jefferson Souza, Reginaldo Clécio Santos (Pós em Letras) e, Hélio Castelo Branco, Luciane Alcoforado, Marta Aguiar e Simone Francisca de Souza (graduação em Letras da UFPE).

Os alunos da graduação serão responsáveis também pela oficina pedagógica Letramento Literário: alternativas metodológicas para o ensino de Literatura que pretende apresentar formas alternativas de ensino literário para o nível médio.

“É importante garantir uma maior integração entre os centros acadêmicos dentro da Universidade”, afirma Lívia Suassuna. “Este seminário vem para promover uma maior integração entre o Centro de Arte e Comunicação (CAC) e o Centro de Educação (CE) da Universidade e seus respectivos programas de pós-graduação”, garante.

Além da oficina, o evento também promoverá mesas-redondas. Participam das mesas nomes como Rildo Cosson (UFMG), Hélder Pinheiro (UFPB) e Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE).

O Seminário é gratuito e será realizado no auditório do Centro de Educação da UFPE.

Confira a programação completa do evento:

DIA 14 DE SETEMBRO DE 2010 (TERÇA-FEIRA)

14h às 14h15 - Solenidade de Abertura

14h15 às 15h15 - Palestra de Abertura - Literatura para todos? Ler e ensinar literatura no séc. XXI, com Rildo Cosson (UFMG)

15h15 às 16h45 - Mesa-redonda - Tradição e Modernidade: a crise dos paradigmas do ensino de Literatura

Palestrantes:
Anco Márcio Tenório Vieira (PPGL-UFPE)
Jefferson Cleiton de Souza Souza (mestrando PPGL-UFPE)
Mediadora: Simone Francisca Lima de Souza

DIA 15 DE SETEMBRO DE 2010 (QUARTA-FEIRA)

14h às 16h - Mesa-redonda - A Literatura nos currículos oficiais

Palestrantes:
Aldo Lima (Dep. de Letras UFPE)
Amanda Falcão da Costa (Mestre pelo PPGE-CE-UFPE)
Gilsa Ribeiro (Mestranda PPGL/UFPB)
Mediador: Hélio Castelo Branco Ramos

16h30 às 18h30 - Mesa-redonda - A dimensão formativa da Literatura

Palestrantes:
Flávio Brayner (PPGE-CE-UFPE)
Inara Gomes (Dep. de Letras UFPE)
Reginaldo Clécio dos Santos (Mestrando PPGE-CE-UFPE)
Mediadora: Marta da Silva Aguiar

DIA 16 DE SETEMBRO DE 2010 (QUINTA-FEIRA))

08h00 às 12h00 - Oficina Pedagógica - Letramento literário: alternativas metodológicas para o ensino de Literatura

Ministrantes:
Hélio Castelo Branco Ramos (Letras-UFPE)
Luciane Maria Guedes Alcoforado (Letras-UFPE)
Marta da Silva Aguiar (Letras–UFPE)
Simone Francisca Lima de Souza (Letras-UFPE)

13h30 às 15h00 - Mesa-redonda - As relações entre a teoria e o ensino de Literatura

Palestrantes:
Ivanda Martins (UFRPE)
Hélder Pinheiro (UFPB)
Mediador: Reginaldo Clécio dos Santos

15h30 às 17h00 - Mesa-redonda - Literatura e avaliação: entre a subjetividade e a objetividade

Palestrantes:
Lívia Suassuna (PPGE-CE-UFPE)
Normanda Beserra (UFPE-CEEL)
Mediadora: Luciane Maria Guedes Alcoforado

17h00 às 18h00 - Palestra de Encerramento - A sala de aula e a leitura literária: o caso da mediação pedagógica, com Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário