Por Karla Vidal
Nos próximos dias 16 e 17, acontece em Quatis, cidade situada na região sul do Estado do Rio de Janeiro, o seminário final da formação Pró-Letramento Linguagem.
O curso é uma promoção conjunta entre o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/UFPE), o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RJ) e as Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro.
Neste seminário final do Pró-Letramento Linguagem, os tutores capacitados pela formação inicial apresentarão relatos sobre suas experiências de ensino durante o período em que trabalharam com as turmas de professores cursistas.
“O seminário final é um momento de socialização das experiências, um importante processo no qual ouvimos o que os tutores têm a dizer das suas experiências. É um dos momentos mais ricos e produtivos por envolver troca de informações, ou seja, compartilhamento de novos saberes adquiridos”, afirma a coordenadora da formação Eliana Borges (Ceel/UFPE).
Os professores estarão reunidos em Quatis/RJ na quinta e sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h, totalizando uma carga horária de 16h.
Sistemática – a formação inicial do Pró-Letramento Linguagem do Rio de Janeiro foi realizada em novembro do ano passado. Nesse intervalo de tempo mais de quatrocentos professores cursistas foram atendidos por dezenove tutores que colocaram em prática os ensinamentos repassados pela formadora do curso, a professora Margareth Brainer (Ceel/UFPE).
O Pró-Letramento capacita tutores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e da matemática. Estes tutores, após certificação dos centros de estudos, tornam-se formadores habilitados a compor turmas em que serão capacitados outros professores da rede pública de ensino. A estratégia constitui uma importante rede de formação continuada que forma centenas de professores em todo o país.
Programa – o Pró-Letramento é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Da formação podem participar todos os professores que estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário