Nesta semana, até a sexta-feira(8), acontece em Porto Alegre o 3° encontro do Programa de Ações Articuladas (PAR) Rio Grande do Sul. O encontro é uma ação do Ministério da Educação (MEC) em convênio com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/Ufpe), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS).
Coordenada pela professora Telma Ferraz Leal (Ceel/Ufpe), a formação PAR/Rio Grande do Sul atende 25 orientadores de estudo, 16 participantes do curso Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula, ministrado pelas professoras Cássia Leão e Cátia Fronza (Ceel/Ufpe) e 9 participantes do curso de Leitura e Produção de textos na Alfabetização, ministrado pela professora Maragareth Brainer (Ceel/Ufpe). Os cursos serão realizados na Faculdade QI, das 08 às 12h e das 13 às 18h, totalizando 9h diárias. A carga horária completa do encontro é de 36h.
“Ambos os cursos são voltados para o ensino da língua portuguesa. No de Leitura e Produção de textos na Alfabetização os professores discutem melhores maneiras para pensar o trabalho de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Já no curso ‘Diversidade Textual’ as questões abordadas migram para o contexto dos professores que atuam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, discutindo melhores formas de atuação”, explica a professora Telma Ferraz.
Neste terceiro encontro serão estudados os módulos 7 e 8 de cada curso. Os livros estudados nos cursos, Leitura e Produção de Textos na Alfabetização e Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula, estão disponíveis para download no site do ceel: http://www.ceelufpe.com.br/ceel-livros.html
O encerramento da formação PAR/Rio Grande do Sul acontece no dia 29 de novembro com a apresentação do seminário final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário