9 de novembro de 2010

Lançamentos - Seminário de pesquisas em Educação e Linguagem


Confira a lista completa das obras a serem lançadas no Seminário de pesquisas em Educação e Linguagem

1. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas


Organizadores: Telma Ferraz Leal; Eliana Borges Correia de Albuquerque; Artur Gomes de Morais
Editora: Autêntica
Local: Belo Horizonte
Data: 2010

Autores:
Andrea Tereza Brito Ferreira
Artur Gomes de Morais
Eliana Borges Correia de Albuquerque
Leila Britto de Amorim
Telma Ferraz Leal

Como se relacionam alfabetização e letramento na EJA? Como os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética e que atividades podem ajudá-los nesse desafio, em sala de aula? Qual a importância do ensino voltado à compreensão e à produção de textos orais e escritos durante a alfabetização? Como planejar as rotinas escolares, na área de língua portuguesa, na EJA, de modo a contemplar boas atividades de alfabetização e sequências didáticas nas quais se trabalham os diferentes gêneros textuais? Fruto da experiência em pesquisa e ensino dos autores, este livro aprofunda essas questões. Com essa intenção, proporciona ao leitor elementos para que reflita sobre a apropriação da escrita – num sentido amplo – por jovens e adultos alfabetizandos. Além de trazer fundamentos teóricos para a ação docente, a obra socializa estratégias didáticas que favorecem a emergência de promissoras situações de aprendizagem para aqueles cidadãos que retornam à escola.

2. Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas


Organizadoras: Ana Carolina Perrusi Brandão; Ester Calland de Sousa Rosa
Editora: Autêntica
Local: Belo Horizonte
Data: 2010

Autores:
Alexsandro da Silva
Ana Carolina Perrusi Brandão
Artur Gomes de Morais
Eliana Borges Correia de Albuquerque
Ester Calland de Sousa Rosa
Fernanda Michelle Pereira Girão
Maria Jaqueline Paes de Carvalho
Maria Solange Brandão
Tânia Maria Rios Leite
Telma Ferraz Leal

O livro “Ler e escrever na Educação Infantil – discutindo práticas pedagógicas” apresenta ao leitor um conjunto de ensaios que compartilham a ideia de que o espaço institucional da Educação Infantil precisa ser orientado por uma intencionalidade pedagógica. Nesse sentido, pretende contribuir com o planejamento do ensino da linguagem escrita a crianças menores de 6 anos, na direção de práticas significativas que integrem, desde cedo, o letramento e a alfabetização.

3. Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática

Organizadoras: Andrea Tereza Brito Ferreira; Shirleide Pereira da Silva Cruz
Editora:Editora da UFPE
Local: Recife
Data: 2010

Autores
Alexsandro da Silva
Andrea Tereza Brito Ferreira
Anne-Marie Chartier
Artur Gomes de Morais
Eliana Borges Correia de Albuquerque
Ivane Maria Pedrosa de Souza
Janssen Felipe Silva
Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida
Maria Helena Santos Dubeux
Normanda da Silva Beserra
Rejane Dias da Silva
Shirleide Pereira da Silva Cruz
Telma Ferraz Leal

Como continuar formando o professor do ensino fundamental diante de tantas mudanças, demandas e orientações? Como pensar a formação continuada de forma a privilegiar interesses e necessidades do professor? Como a Universidade pode contribuir com esse movimento?
O livro trata de algumas questões ligadas à formação continuada de professores por meio de diferentes textos que trazem discussões teóricas e práticas sobre o fazer docente de maneira relacionada com a ideia de que estamos sempre aprendendo e redescobrindo as nossas maneiras de ser e de formar professores. Apresentamos nesse trabalho nossas experiências como formadores do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem) e de outros espaços, tendo como ponto de partida a prática de formação continuada de docentes das séries inicias em Língua Portuguesa.

4. Alfabetização e Língua Portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas

Organizadora: Maria de Graça Costa Val
Editora: CEALE/ Autêntica
Local: Belo Horizonte
Data: 2009 (lançada em 2010)

Autores
Ana Catarina Cabral
Ana Cláudia Tavares
Andréa Tereza Brito Ferreira
Beth Marcuschi
Carla Viana Coscarelli
Ceris Salete Ribas da Silva
Clecio Bunzen
Delaine Cafieiro
Eliana Borges Albuquerque
Else Martins dos Santos.
Giane Maria da Silva
Hércules Toledo Corrêa
Janice Helena Chaves Marinho
Maria da Graça Costa Val
Raquel Márcia Fontes Martins
Telma Ferraz Leal

O que é ser alfabetizador ou professor de língua portuguesa hoje? O que se deve ensinar? Como se deve ensinar? Este livro trata de temas ligados ao ensino-aprendizagem de alfabetização e língua portuguesa e analisa como são abordados em obras didáticas recentes. Não se trata de mais uma voz a apontar problemas. Ao contrário, o que o inspira é fazer ver que, apesar das dificuldades, há nos LD (livros didáticos) boas tentativas de responder aos desafios pedagógicos. Os livros analisados nesta coletânea de artigos forma aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), nas edições de 2007 e 2008. Esse programa tem impulsionado mudanças positivas no material que chega às escolas públicas. E, disponibilizando livros de melhor qualidade, vem criando condições adequadas para a renovação das práticas de ensino. Os oito artigos reunidos na obra tratam de temas importantes para o ensino-aprendizagem na área: metodologias e estratégias de alfabetização, ortografia, conhecimentos linguísticos, produção de textos escritos, leitura literária e letramento digital.

5. Diálogos entre Linguística e Educação

Organizadoras: Otilia Lizete Heinig; Cátia de Azevedo Fronza
Editora: Editora da FURB
Local: Blumenau
Data: 2010

Autores
Ana Carolina Perrusi Brandão
Ana Maria de Mattos Guimarães
Ana Ruth Moresco Miranda
Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento
Carla Suzana Frantz e Cátia de Azevedo Fronza
Hilário Inácio Bohn
Leonor Scliar-Cabral
Lodenir de Alcino Rangel
Márcia Regina Alvdes Gondim
Maristela Pereira Fritzen
Miliane Nogueira Magalhães Benício
Osmar de Souza
Otília Lizete de Oliveira Martins Heining
Rafaela Fetzner Drey
Stella Maris Bortoni-Ricardo
Telma Ferraz Leal

O livro traz doze textos que apresentam uma pequena parcela de estudos inseridos na área da Linguística e da Educação que voltam seu interesse ao contexto escolar, no qual a linguagem desempenha um papel essencial nos processos de ensino e de aprendizagem. As reflexões de pesquisadores as direcionam a fenômenos linguísticos diretamente vinculados ao processo de ensino e de aprendizagem nas rotinas escolares e no ensino e na aprendizagem de línguas para estudantes surdos ou com Síndrome de Down, por exemplo.

6. Cadernos de Educação. A aquisição e o ensino da linguagem escrita. Ano 19, Nº 35, Janeiro/abril de 2010.


Organizadoras: Ana Ruth Moresco Miranda; Ana Paula Nobre da Cunha
Editora: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Local: Pelotas, RS
Data: abril de 2010

Autores
Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Alessandra Pagliuso dos Santos
Ana Paula Nobre da Cunha
Ana Teberosky
Annette Karmiloff-Smith
Artur Gomes de Morais
Alexsandro da Silva
Carla Jeanny Fusca
Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Cristiane Carneiro Capristano
João Veloso
Jorge Luís Lira da Silva
Larissa Berti
Lourenço Chacon
Luciani Tenani Carolina Reis Monteiro
Nuria Ribera
Viviane Vomeiro Luiz Sobrinho

A Cadernos de Educação de número 35 apresenta como tema "A aquisição da escrita". Esse tema tem sido central para a produção de uma educação de qualidade desde os anos iniciais do processo de escolarização. Nesta edição foram reunidos importantes textos que tratam de diferentes aspectos relacionados à escrita, sua aquisição e ensino. São textos que se originaram, basicamente, das investigações de três grupos de pesquisa que têm contribuído enormemente para o avanço do conhecimento nessa área. Estamos nos referindo ao Grupo Didática da Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Pernambuco, ao Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Linguagem - GPEL/CNPq, da Universidade Estadual Paulista – Marília e São José do Rio Preto, e ao Grupo de Estudos sobre a Aquisição da Linguagem Escrita - GEALE, da Universidade Federal de Pelotas. Mais do que representantes de diferentes regiões de um país multicultural e rico em diversidade, estes grupos de pesquisa produzem conhecimentos que ajudam a revelar um pouco da complexidade inerente aos estudos da língua, seja em suas manifestações oral ou escrita. São conhecimentos que impressionam pelos avanços que atingem uma área do conhecimento capaz de integrar saberes tão diversos e que interessam a um contingente cada vez maior de educadores voltados para o trabalho com a língua materna.

Um comentário:

  1. Parabéns a equipe do CEEL pela boa visibilidade dos estudos sobre a Linguagem através destas publicações.

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