19 de março de 2012

23º Fórum Acadêmico de Letras


O FALE (Fórum Acadêmico de Letras) é um evento anual promovido pela Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL) em parceria com uma universidade-sede. A cada ano, a próxima sede do FALE é escolhida em assembléia, durante o evento. Em 2012, o 23º FALE será realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém, nos dias 07, 08 e 09 de junho (Corpus Christi).

O evento tem como objetivo traçar metas de pesquisa para o aluno da graduação em Letras, constituindo-se
como um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na Universidade. Desse modo, estabelece com a Universidade um caráter de permanente discussão a respeito dos modos de transmissão de conhecimento, tendo como prioridade a inserção do acadêmico desde a graduação no universo da pesquisa.

As conferências, mesas-redondas e oficinas acontecem em torno das políticas e experiências de pesquisa. E, nestas, tanto professores como estudantes são convidados a traçarem, juntos, planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios. Um dos objetivos principais é acabar com a distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino-pesquisa-extensão seja indissociável na formação do estudante de Letras.

No FALE, todas as oficinas são “oficinas de pesquisa”, o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.

Mais informações: http://www.23fale.ufpa.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário