9 de março de 2012

III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil


Voltado a professores, pesquisadores, especialistas e estudantes de Letras e áreas afins, o III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil acontece de 9 a 11 de maio na PUCRS.

A realização do Congresso atende a uma das linhas de pesquisa mais produtivas da FALE e de seu Programa de Pós-Graduação, que contempla a literatura infantil e juvenil, a leitura e o ensino. São, pois, objetivos do Congresso:

  • Ampliar a rede de pesquisadores em leitura e em literatura infantil e juvenil;
  • Discutir estratégias de promoção de leitura e formação de leitores entre crianças e jovens na sociedade atual;
  • Promover a reflexão e articulação em torno da questão da leitura e das representações visuais da sociedade, com foco na produção, mediação e recepção da literatura infantil e juvenil, considerando os diferentes suportes;
  • Cotejar experiências realizadas em diferentes contextos sociais e educacionais que envolvam a leitura, o livro e a literatura, salientando a iniciativa das agências públicas e privadas.

Programação

Quarta, 9 de maio de 2012

14h às 15h30 Palestra de Abertura
Pesquisa na literatura; planejamento da cultura: rumos possíveis, rumos caducos, novos rumos
Elias José Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela)

15h30 às 16h Intervalo

16h às 17h30 Grupos de Reflexão (círculos de debates temáticos com moderadores)
1. Novas tecnologias e a leitura
2. Corpo e voz no ato de leitura
3. Livro infantil na pré-escola
4. Adolescente e a literatura
5. Políticas municipais de leitura
6. Bibliotecas públicas escolares e comunitárias
7. Estratégias de leitura
8. A escrita como prática de leitura
9. Linguagens de imagem: cinema, foto, pintura, quadrinhos
10. Leitura da cidade, leitura do mundo

17h30 às 19h Atividades Culturais

19h30 às 21h Simpósios (apresentação de trabalhos com coordenadores)
1. Leituras tecnológicas: novos suportes ao texto literário
2. Performance poética e provocação ao leitor
3. O corpo e a voz no ato da leitura: perspectivas históricas
4. O Livro infantil antes da alfabetização: as primeiras leituras
5. O adolescente e a literatura: performance crítica na cultura juvenil
6. Políticas de leitura municipais e estaduais: relatos de experiência
7. O jornalismo literário e a produção contemporânea
8. Bibliotecas públicas, escolares e municipais: espaços midiáticos
9. Intervenções literárias: estratégias de leitura
10. A contação de histórias como performance
11. Experiências de narrativas transmídia: uma avaliação
12. Leitura de telenovela: fetiche e consumo

Quinta, 10 de maio de 2012

14h às 15h30 Mesa-Redonda Condições para a formação de mediadores de leitura
Laura Athie ou Luz Chapela (México)
Beatriz Robledo (Colombia)
Mediação: Rubén Perez-Buendía ( PUCR- Rio / Cátedra UNESCO)

15h30 às 16h Intervalo

16h às 17h30 Grupos de Reflexão (círculos debates temáticos com moderadores)
1. Novas tecnologias e a leitura
2. Corpo e voz no ato de leitura
3. Livro infantil na pré-escola
4. Adolescente e a literatura
5. Políticas municipais de leitura
6. Bibliotecas públicas escolares e comunitárias
7. Estratégias de leitura
8. A escrita como prática de leitura
9. Linguagens de imagem: cinema, foto, pintura, quadrinhos
10. Leitura da cidade, leitura do mundo

17h30 às 19h Atividades Culturais

19h30 às 21h Simpósios (apresentação de trabalho com coordenadores)
1. Leituras tecnológicas: novos suportes ao texto literário
2. Performance poética e provocação ao leitor
3. O corpo e a voz no ato da leitura: perspectivas históricas
4. O Livro infantil antes da alfabetização: as primeiras leituras
5. O adolescente e a literatura: performance crítica na cultura juvenil
6. Políticas de leitura municipais e estaduais: relatos de experiência
7. O jornalismo literário e a produção contemporânea
8. Bibliotecas públicas, escolares e municipais: espaços midiáticos
9. Intervenções literárias: estratégias de leitura
10. A contação de histórias como performance
11. Experiências de narrativas transmídia: uma avaliação
12. Leitura de telenovela: fetiche e consumo

Sexta, 11 de maio de 2012

14h às 15h30 Mesa-Redonda A leitura literária hoje
Carlos Reis (Universidade de Coimbra)
Affonso Romano de Sant Anna (Escritor)

15h30 às 16h Intervalo

16h às 17h30 Sessão de Apresentação da Cátedra Unesco de Leitura

17h30 às 19h Atividades Culturais

19h30 às 21h Palestra de Encerramento
A literatura entre escombros
José Castelo (Escritor)


Cursos paralelos

Literatura e cultura: novas linhas de pesquisa e transferência de resultados (Pós - Graduação)
Local: sala do prédio 8
Data: de 8 a 12 de maio de 2012
Carga horária: 15h/aula
Horário: das 8h30 às 11h30
Docente: Elias José Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela)

Formação de Agentes de Leitura: novas práticas de e nossa função (Graduação)
Local: sala do prédio 8
Data: de 8 a 12 de maio de 2012
Carga horária: 15h/aula
Horário: das 8h30 às 11h30
Docente: Nilza Rezende (Cátedra Unesco)
Jéferson Assumção (SEDAC- RS)

Mais informações: http://www.pucrs.br/eventos/leitura


Fonte: http://www.catedra.puc-rio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário