13 de maio de 2011

Curso de Extensão sobre Movimentos Sociais e Educação

Curso de Extensão

Ações Educativas nos Movimentos Sociais e Escola: reflexões a partir de práticas documentárias

Realização

Onde? Auditório do Centro de Educação da UFPE / Sala 12 (térreo)
Quando? 26/05/11, 02/06/11 e 09/06/11
Horário? 19h00 às 21h30min
Público-alvo? Professores da rede pública de ensino e educadores não escolares

Inscrições

Local: Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação/CE (1º andar)
Período: 06/05/2001 a 20/05/2011(ou até o preenchimento das vagas)
Horário: 08h00 às 12h00 / 14h00 à 17h00
Vagas disponíveis: 100

Objetivos

  • Refletir sobre o potencial transformador de práticas educativas não escolares;
  • Analisar os limites e possibilidades do espaço escolar como ambiente de acolhimento dessas práticas;
  • Pensar, a partir de práticas documentárias, a dimensão política dos recursos didáticos.

Dinâmica de Trabalho

Os professores participarão de círculos de debate a partir da apresentação de documentários-pesquisa – que terão como foco práticas educativas não escolares – produzidos por estudantes do curso de Pedagogia da UFPE. Tais debates serão organizados da seguinte forma: nos dias 26/05/11 e 02/06/11, serão discutidos seis documentários de 15 minutos cada, tendo como foco as possibilidades de transposição das práticas educativas documentadas para o ambiente escolar. No dia 09/06/11, após um relato de experiência dos estudantes da UFPE sobre o processo de produção dos documentários assistidos, os cursistas debaterão sobre as práticas documentárias como recurso didático.

Aos professores e educadores não escolares, além dos certificados de atividade extensionista da UFPE, serão disponibilizados os DVDs dos documentários produzidos e os relatórios finais dos estudantes com reflexões tanto sobre o processo de produção dos documentários como sobre os círculos de debate realizados.

Promoção: Coletivo Butuca e alunos da disciplina “PPP1”.
Coordenação: Rui Mesquita (gomesdemattosdemesquita.rui@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário