26 de setembro de 2007

Notícia: Curso do Ceel termina com mais de 300 professores formados em Camaragibe

Por Karla Vidal

Cerca de 200 professores da Rede Municipal de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, assistiram terça-feira (25) ao Seminário de Encerramento dos cursos Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e Ortografia na Sala de Aula, promovidos pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (Ceel/UFPE) em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaragibe e com apoio do Ministério da Educação (MEC).

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE) e contou com a participação do prefeito da cidade de Camaragibe, João Ribeiro Lemos, além da secretária de educação do município, a professora Rossana Albuquerque e a Chefe do Departamento de Ensino da secretaria de educação, professora Maria Isaílma Barros.

Na ocasião, os coordenadores do CEEL, Eliana Albuquerque e Artur Gomes de Morais, ministraram as palestras Alfabetização e Letramento e Alfabetização e o Ensino da Ortografia, respectivamente. Ao longo do dia, os professores atendidos pelos cursos estiveram reunidos em grupos para socialização das suas experiências. Ao final de cada turno, as professoras do CEEL, Telma Ferraz e Kátia Barreto, apresentaram diagnósticos da aplicação em sala de aula do que foi aprendido pelos professores durante os cursos. Os resultados tiveram como base amostragens colhidas em março e agosto deste ano nas salas de aula de escolas municipais de Camaragibe.

Os cursos Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e Ortografia na Sala de Aula tiveram início em abril de 2006 e formaram juntos 348 professores. Ao todo aconteceram 16 encontros na Escola Municipal Imaculada Conceição, em Camaragibe, atingindo uma carga horária de 100 horas-aulas.

Ministrados pelos formadores Djário Dias, Andréa Galvão, Carmi Ferraz, Eliana Albuquerque, Roseane Pereira, Kátia Barreto e Tânia Rios, os cursos tiveram o objetivo de refletir sobre as práticas pedagógicas de alfabetização, oferecendo subsídios para que os professores possam ajudar os estudantes no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e no aprendizado da norma ortográfica, compreendendo a ortografia como um objeto de reflexão e não somente como uma mera questão de repetição e memorização.

AVALIAÇÃO - A secretária de educação do Município de Camaragibe, Rossana Albuquerque, parabenizou os professores pelo término dos cursos e ressaltou a importância de ações que visam à garantia da qualidade da educação no município. Entre as ações, a secretária chamou atenção para os investimentos na valorização do profissional do magistério, garantindo a participação desses professores nos cursos de formação continuada.

"Com relação a estes cursos, tomamos como referência as expectativas dos professores, porque estas políticas de valorização são baseadas em consulta. Nós estamos escutando os professores para saber o que eles estão querendo. Os cursos do CEEL estavam entre uma das deliberações da Conferência da Educação (Conferência Municipal de Educação). Foram vocês que estavam presentes na Conferência em 2005 que decidiram que o CEEL fosse uma ação de política de formação continuada, e nós conseguimos atender a essa deliberação", garantiu Rossana em sua fala aos professores.

O prefeito João Ribeiro de Lemos avaliou de forma positiva a parceria com o Centro de Estudos, chamando a atenção para os benefícios desses projetos no sistema de educação de Camaragibe. Em sua fala, também ressaltou a importância do constante aprendizado e da valorização do conhecimento, especialmente para a profissão de professor.

Na ocasião, o prefeito foi bastante aplaudido ao anunciar para o mês de outubro o pagamento do Abono Educador Cultural e do Bônus da Bienal, que devem incrementar a renda dos professores agora no final do ano. O abono, estratégia já tomada por outras redes municipais de ensino, foi pago pela primeira vez no ano passado, é um salário mínimo a mais na renda do professor e funciona como incentivo a autoformação. O Bônus da Bienal é um auxílio financeiro, que vai ser pago pela primeira vez este ano, para ser utilizado durante a Bienal do Livro de Pernambuco.

Para Maria Isaílma Barros, Chefe do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação de Camaragibe, os formadores do Ceel tiveram a oportunidade de conhecer a realidade dos professores e ajudar na intervenção dessa realidade. "A riqueza desse projeto está justamente no contato constante, o contato mensal com os professores. Não são mais aquelas formações esporádicas, estanques em que um semestre tem uma e no outro semestre tem outra", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário