25 de fevereiro de 2008

CEEL recebe pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier

Por Karla Vidal

Amanhã (26), a partir das 10h, acontece no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco a palestra Cultura Escrita e Letramentos coma pesquisadora Anne-Marie Chartier do Institut National de Recherche Pédagogique da França. A ocasião é uma promoção do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE).

No dia 04 de março, a partir das 9h, é a vez do auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG/UFPE) receber a palestra da pesquisadora. Neste momento Anne-Marie Chartier vai abordar a temática Modelos teóricos e prática pedagógica.

Para participar os interessados devem efetuar inscrição ligando para o CEEL/UFPE no telefone 2126.8921.

Pesquisadora - Anne-Marie Chartier é Maître de Conference do Service d’Histoire de l’Éducation do Institut National de Recherche Pédagogique - INRP e profesora associada do Institut Universitaire de Formation des Maîtres de l’Academie de Versailles, em cursos de formação de professores da escola elementar.

Doutorou-se em Educação pela Université Paris V, com a tese La lecture scolaire entre opinions et prescriptions: comment les discours disent les pratiques. Sua especialidade é o ensino elementar e a história cultural das práticas de escolarização (séculos XIX e XX), em particular a história escolar e não escolar da difusão das práticas de leitura e escrita.

Entre suas obras destacam-se: Discours sur la lecture, 1880-1980 (Paris, 1989), em co-autoriacom Jean Hébrard, publicado no Brasil pela editora Ática em 1995 com o título Discursos sobre a leitura e, Ler e escrever: entrando no mundo da escrita, em co-autoria com Christiane Clesse e Jean Hébrard, publicado pela Artmed Editora em 1996.

Mais informações pelo telefone 2126.8921.

Nenhum comentário:

Postar um comentário