25 de julho de 2010

Recife: Fórum de Educação Municipal debate resultados do IDEB

O evento vai contar com a participação de cerca de 600 pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos, técnicos e dirigentes de todas as 223 escolas municipais

Por Otávio Dias
Foto: Carlos Augusto

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, vai promover, na próxima segunda-feira (26), das 9h às 17h30, e na terça (27), das 8h às 16h30, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, um grande encontro de reflexão e debate sobre os resultados e os impactos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2009) na rede municipal de ensino. A programação também prevê uma homenagem às 32 escolas que alcançaram ou superaram a média nacional estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais (1º ao 5°) e finais (6º ao 9º) do ensino fundamental.

O “Fórum de Educação Municipal do Recife – IDEB: seus resultados e os impactos na organização escolar” vai contar com a participação de cerca de 600 pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos, técnicos e dirigentes de todas as 223 escolas municipais e será aberto na segunda-feira, às 9h, pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte.

“Esta será a primeira vez que reuniremos os representantes de todas as nossas escolas. No caso das unidades de ensino que não atingiram a média geral de 4,1 obtida pela nossa rede de ensino no levantamento do IDEB, nós vamos colocar em ação, durante um ano, um plano de intervenção e acompanhamento, com a participação de técnicos e educadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)”, ressaltou o secretário.

Logo após o pronunciamento do secretário, está prevista uma apresentação cultural seguida da exposição dialogada sobre o tema “IDEB: Desafios e perspectivas da rede municipal de ensino do Recife”. Vão atuar como expositoras a diretora geral de Ensino e Formação Docente, Lenira Silveira; a gerente de Acompanhamento Educacional, Elizabeth Medeiros; e a gerente de Estatística, Avaliação e Pesquisa, Joana D`Arc Santos. Entre 10h45 e 12h, o tema será colocado em debate e apresentação de proposições.

À tarde, das 14h às 15h20, haverá a socialização de experiências com a participação de professores e dirigentes das escolas municipais Aderbal Galvão (Vasco da Gama) e Maurício de Nassau (Casa Amarela). As duas unidades conquistaram as duas melhores notas da rede nos anos iniciais do ensino fundamental, com 5,7 e 5,5, respectivamente. Das 15h30 às 16h45, está prevista a socialização de experiências com as escolas Futuro Feliz (UR-2) e Divino Espírito Santo (Caxangá), seguida de debates. O primeiro dia do Fórum será encerrado às 17h30.

TERÇA-FEIRA - O segundo e último dia do Fórum será aberto às 8h, com apresentações culturais. Em seguida, das 8h30 às 10h30, haverá a exposição dialogada do tema “Fundamentos para uma política e práticas educativas de maior impacto para o sucesso da rede”, com a apresentação das pesquisas “Rede de aprendizagem” e “Caminhos do direito de aprender”, ambas da Unicef.

A exposição, seguida de debates, será comandada pela professora Ana Luiza Oliva Buratto, da ONG Avante (Educação e Mobilização Social). Ela é coordenadora da pesquisa “Rede de aprendizagens: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender”, também da Unicef.

Entre 14h e 15h, a socialização de experiências terá como palestrante a professora Marilene de Araújo, da Secretaria de Educação da Rede Municipal de Teresina (PI). A capital do Piauí atingiu a média de 5,2 no IDEB 2009, conquistando a primeira colocação entre as nove capitais do Nordeste. O Recife ficou em 3º lugar, com média de 4,1.

Após a apresentação da piauiense, haverá debates com todos os participantes. O Fórum de Educação Municipal do Recife será encerrado às 16h, com a solenidade em homenagem às 32 escolas municipais do Recife que se destacaram no IDEB 2009.

Fonte: Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário