24 de janeiro de 2011

Programa Arca das Letras leva bibliotecas para comunidades rurais


Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro.

O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

As arcas são administradas por agentes de leitura, moradores escolhidos por indicação da comunidade para efetuar as atividades das bibliotecas. São eles que realizam o incentivo à leitura, o empréstimo dos livros, a ampliação dos acervos e a valorização da cultura local. Todo o trabalho dos agentes de leitura é voluntário.

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos próprios agentes ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes.

O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.

Inscreva sua comunidade

Para receber uma biblioteca rural Arca das Letras é preciso reunir a comunidade, preencher o formulário de consulta que irá pontuar as características das famílias que serão beneficiadas e indicar os livros que vão atender a comunidade.

Para saber mais sobre esta iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e acessar os documentos necessários para solicitar a Arca das Letras, clique aqui.

Fonte: Blog Educação (com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário