28 de agosto de 2010

Pesquisadores apontam caminhos para revitalizar papel social das bibliotecas


Por Karla Vidal e Clécio Vidal


O uso do meio digital nas bibliotecas públicas municipais ainda é incipiente. Chama atenção para isso Abraão Antunes (USP), presente no seminário A biblioteca, seu acervo e seus mediadores da 8ª edição do Festival Recifense de Literatura A letra e a voz, projeto da Prefeitura da Cidade do Recife.

Abraão Antunes apresentou dados sobre sua pesquisa em que estuda o Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo. Algumas de suas conclusões mostraram que é preciso desenvolver sistemas eletrônicos que dêem maior liberdade aos usuários na consulta presencial e a distância dos acervos. Além disso, “é importante estimular redes de relacionamento e debates nas bibliotecas. Outro passo importante, nesse sentido é promover o intercâmbio de experiências entre bibliotecas municipais e universitárias”, explica Antunes.

PNBE e PNLD – Durante o seminário Ana Cláudia Pessoa (Ceel/UFPE) abordou algumas das questões que envolvem o Programa Nacional Biblioteca da Escola cuja função é selecionar livros que, ao mesmo tempo, ofereçam conhecimento e indiquem para os professores rotas possíveis para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Os dados apresentados por Ana Cláudia mostram um total de 853 obras avaliadas em 2010.

Paralelamente, o Governo Federal desenvolve o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – outro ponto discutido durante o seminário – que tem como uma de suas vertentes o acervo de obras complementares à formação dos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. Telma Ferraz (Ceel/UFPE) explicou na ocasião que as obras complementares incluem biografias, parlendas, ilustrações, fotografias e jogos, demonstrando que o caráter lúdico auxilia a aprendizagem. “As obras complementares não devem ser vistas como alternativa, mas como formas de ampliação da aprendizagem. Esta noção deve ser trabalhada desde o início da formação do aluno”, destaca Telma Ferraz. Saiba mais sobre o Programa acessando o manual .

Também foram apresentadas no seminário A biblioteca, seu acervo e seus mediadores dados sobre as pesquisas Constituição do professor-leitor: estudo exploratório das condições e compreensão de leitura de alunos universitários, de Sandra Ataíde (Ceel/UFPE) e A biblioteca escolar: espaço de ensino e aprendizagem, de Ester Rosa (CEEL/UFPE).

O Festival Recifense de Literatura A letra e a voz é promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, através da Gerência Operacional de Literatura e Editoração (Gole) da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Acesse os slides das apresentações do seminário A biblioteca, seu acervo e seus mediadores:










Nenhum comentário:

Postar um comentário